Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Manifesto da transparência: só para os outros...



Autor do Manifesto pela transparência no mundo do futebol, apanhado pelas teias da Lei em negócio ilegal que envolve fraude fiscal. Em causa a transferência fraudulenta de João Pinto, do Benfica para o Sporting, em 2000




Dias da Cunha, junta-se a José Veiga, nos suspeitos de corrupção
Dias da Cunha, ex-presidente do Sporting, e outro administrador do clube, foram constituídos arguidos no caso José Veiga/João Pinto, a propósito da investigação que está a ser feita sobre a transferência pouco transparente do atleta para Alvalade no ano 2000. Os dirigentes leoninos foram ouvidos já em Janeiro deste ano, a propósito do último pagamento feito ao jogador e que envolve empresas offshores.

Em declarações à Lusa, Dias da Cunha confirmou a diligência das autoridades, “O que está a ser investigado tem a ver com a contratação do João Pinto em 2000”.

O maluquinho presidente do Sporting (Dias da Cunha, não o actual) disse que foi constituído arguido no "caso João Pinto" devido a uma mera formalidade. Porque, segundo ele, existem ligeiríssimas inexactidões, mas nada de ilegal. Claro que não porque ilegalidades naquele clube nunca existiram. Aliás, foi por estar tudo legal que o Ministério Público não teve necessidade de recorrer aos métodos mafiosos de uma certa terrorista. E se os jornais, na altura, esconderam que o "visconde" em questão tinha sido constituído arguído, terá sido por causa da tal formalidade. Nada mais que isso.

Autor do Manifesto fala agora em "Ligeiríssimas incorrecções"

Ainda de acordo com o antigo líder leonino, “o documento tem uma primeira versão dos serviços do Sporting e tem uma segunda versão, em que são feitas alterações por quem assessorava o João Pinto em termos jurídicos”. “Há ligeiríssimas incorrecções, que não beneficiam nem prejudicam quem quer que seja e aqui estou a englobar o próprio Estado”, afirmou.

Ainda segundo o CM apurou, o outro dirigente leonino também ouvido pelas autoridades na qualidade de arguido foi-o pelo mesmo motivo. Pelo pagamento da última tranche e não por causa do negócio da transferência propriamente dito.

Recorde-se, ainda, que este processo está praticamente investigado, faltando apenas, para a dedução da acusação pública, do recebimento de uma carta rogatória que foi pedida ao Luxemburgo – para uma conta bancária onde os pagamentos pelos direitos desportivos do atleta foram transferidos.

OUTROS ARGUIDOS
Além dos dirigentes leoninos há outros dois arguidos no processo. João Pinto e José Veiga, ex-dirigente do Sport Lisboa e Benfica. O primeiro começou como queixoso, alegando que não tinha recebido o dinheiro, mas foi depois constituído arguido por suspeita de fraude fiscal.
MAIS DE TRÊS MILHÕES

Está em causa o pagamento de uma verba de três milhões e 272 mil euros, devido à transferência de João Vieira Pinto do Sport Lisboa e Benfica para o Sporting Clube de Portugal, na época 2000/2001. José Veiga foi detido o ano passado e indiciado por fraude fiscal e burla qualificada.

NOTAS
"Há corrupção e dinheiro sujo no futebol Português", disse Dias da Cunha, em entrevista à RTP, em 2004.

Ver o artigo original do Correio da Manhã

  • Lagartos são lentos por natureza
    Já todos sabiamos que os jogadores leoninos andavam um pouco lentos como os resultados, desta época, demonstram. Hoje, ficamos a saber que têm a quem sair: Aos dirigentes da Sad do Sporting pois claro. Porque o ex. presidente lagarto já foi constituído arguído há alguns meses e só agora emitiram um esclarecimento no site oficial do clube. Como diria o outro, porque será? E porque será que há uns meses atrás, todos os dirigentes do Sporting metiam as mãos no fogo, uns pelos outros, e agora, alguns, já têm medo de se queimar?
  •