Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Petição pública Contra a discriminação ao Futebol Clube do Porto e pela demissão dos Directores da RTP

Rui Valente, do Renovar o Porto, encaminhou-me a petição abaixo. Subscrevi-a de imediato.
Acho é que peca por pouco: falta a rádio pública, a RDP.
Nem de propósito, hoje após as 8h30m, naquele espaço dedicado ao desporto, o fulano de serviço trouxe à antena as palavras do Sr. Presidente do FCPorto a propósito da notícia de um jornal desportivo ao serviço dos encornados lisboetas relativamente ao suposto interesse do FCPorto num atleta emprestado aos lampiões. Assinalou a ironia do Presidente ao referir-se a Elamano Santos e isto a propósito da lamentável "infelicidade" daquele árbitro que permitiu a vitória da equipa lisboeta face à Académica de Coimbra através de um lance irregular.... O jornalista da Antena 1, qual advogado de defesa dos encornados, acrescentou sarcásticamente a sugestão de que o mesmo árbitro favorecera o FCPorto no jogo com o Setúbal, semanas antes, ao marcar um penalty (no último minuto de jogo) contra os Dragões e tê-lo mandado repetir...
Fiquei furioso e corri para o sítio do sulista procurador da RDP (e já não é a primeira vez que o faço e sempre pelos mesmos motivos) a manifestar o meu repúdio pelo conteúdo da notícia e do verdadeiro jornalixo lisboeta contra o FCPorto. 
Os jornalistas escudam-se sempre com a imagem de que não são justiceiros e que só podem relatar factos e  não emitem opiniões. Isso fica a cargo dos "paineleiros"... Pois, pois, mas as estações públicas dedicam-se a opinar a torto e a direito sempre que a crítica tem por destino o FCPorto e/ou o seu Presidente...


A petição (http://www.peticaopublica.com/?pi=P2011N5635 remetida à Assembleia da República com o nome:  «Contra a Discriminação ao Futebol Clube do Porto e pela Demissão dos Directores de Informação da RTP e RTP N», tem a seguinte declaração:

Considerando o acentuado descontentamento de uma expressiva parte da população portuguesa, de Norte a Sul do país, simpatizante, adepta e sócia do Futebol Clube do Porto, com a forma sectária e desrespeitadora como a RTP tem vindo a eleger e a promover a programação e informação desportiva, tentando denegrir e desvalorizar, directa ou indirectamente, não só a sua imagem de cidadãos, como a imagem do próprio clube, vêm os signatários apresentar junto da Assembleia da República esta petição no sentido de pedir a demissão imediata do seu Director de Informação, José Alberto Carvalho, bem como da estrutura directiva da RTPN, José Alberto Lemos [Director], Carlos Daniel e Dinis Sottomayor [Directores Adjuntos].


A pertinência desta petição é tanto mais oportuna quanto profunda e incontrolável é a revolta da população de uma região do país também face a factores de discriminação política, económica e social a que tem sido submetida pelo governo central.

Sendo os colaboradores da Rádio Televisão Portuguesa, funcionários do Estado, como tal, obrigados a uma isenção acrescida em relação aos media privados, é legítimo que os adeptos do FCPorto de todo o país, cujos impostos contribuem para lhes pagar os vencimentos, exijam para as Direcções dos canais públicos gente da sua confiança e não se revejam na actual.

Como tal, exigem a imediata demissão dos directores supra-citados e a respectiva substituição por gente competente e com uma noção profunda e rigorosa do que é um verdadeiro serviço público.

Respeitosamente,
Os signatários

0 comentários: