Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Da Rússia com admiração pelo FCPorto

Portugal: FC Porto wraps up Championship

Pravda.ru
O mais representativo jornal russo, o diário Pravda, pela pena de Timothy Bancroft-Hinchey, dedica um honroso e extraordináriamente elogioso artigo sobre o FCPorto e a sua conquista do campeonato; ei-lo:

O FC Porto venceu o campeonato de futebol português, até agora sem derrotas. Os magníficos azuis e brancos selaram a sua conquista clássica do campeonato quando ainda faltam 5 jogos para o fim, com uma vitória por 2-1 sobre os seus arquirivais Benfica, em lisboa, conquistando o seu 18º campeonato nas últimas 3 décadas.

O FCPorto é um bom exemplo de excelência num Portugal à procura de si próprio. Que melhor exemplo em gestão desportiva que o do presidente do FCPorto, Jorge Nuno Pinto da Costa, que, desde que assumiu a presidência do clube em 1982, venceu não menos de 51 títulos: 18 campeonatos, 11 Taças de Portugal, 16 Supertaças, 2 Campeonatos Europeus, 1 Taça UEFA, 1 Supertaça Europeia e 2 Taças Intercontinentais, tornando-o o gestor desportivo mais bem sucedido da história do desporto internacional.

Sob as 3 décadas de direcção hábil do presidente Pinto da Costa, o FCPorto venceu 18 campeonatos (contra 8 do Benfica, 3 do Sporting e 1 do Boavista). Com 5 jogos ainda por disputar mas com o campeonato já no saco, tal como a Supertaça, o FCPorto 2010/2011 está nos quartos-de-final da Liga Europa e nas meias-finais da Taça de Portugal.

O segredo: estabilidade. Enquanto os seus principais rivais em Lisboa, Sporting e Benfica, estão cheio de lobbies e jogos de poder (um calcanhar de Aquiles em Portugal), o FC Porto bate-se como um todo, no qual as palavras-chave são disciplina e dedicação ao clube - e se alguém sair da linha seja dentro ou fora do campo, Pinto da Costa tem conhecimento disso e põe-os fora.

Pinto da Costa concebeu um admirável sistema de prospecção, adquirindo excelentes jogadores muito baratos, dando-os a conhecer ao resto da Europa através da constante presença do FC Porto numa das competições europeias - que já conseguiu vencer apesar da bilionária competição de clubes como o Barcelona, Real Madrid, Manchester City (sic!) e Chelsea, entre outros - vendendo-os depois a excelentes preços.

Em comparação, o Sporting Clube de Portugal, que nem consegue que a UEFA o chame pelo seu devido nome e é apelidado com o ridículo "Sporting de Lisboa", embora seja uma das melhores escolas de futebol da Europa, produzindo campeões de classe mundial como Luís Figo e Cristiano Ronaldo, é uma fábrica de excelência mas não consegue ombrear com o FC Porto em termos de produtividade, como podemos ver pelo número de títulos ganhos.

Um bom exemplo do sistema de aquisições do FC Porto é Hulk - o poderoso avançado Givanildo Vieira de Sousa, de 24 anos, um portento que o FCPorto descobriu no futebol japonês. Os seus 21 golos na presente época permitiram-lhe reclamar o lugar de melhor marcador do campeonato. Mais uma vez, Pinto da Costa construiu uma equipa vencedora e em André Villas-Boas, o campeão português mais jovem de sempre com 33 anos, parece ter encontrado o novo Mourinho, sob as asas de quem Villas-Boas desenvolveu as suas aptidões enquanto técnico.

E convém recordar onde é que Mourinho começou a sua bem sucedida projecção na história do futebol mundial...

2 comentários:

Bom dia,

Grande noite europeia do nosso FC Porto, com uma segunda parte de grande nível, e a conseguirmos um resultado que praticamente carimba a passagem às meias-finais onde iremos defrontar o Villarreal.

O Spartak entrou melhor no jogo, e o tridente de meio campo composto por Ibson, Alex e Rafael, conseguiram ganhar o duelo da posse de bola, e tiveram uma excelente oportunidade para marcar por Wellinton. Marcamos numa excelente jogada de ataque, e podíamos ter marcado mais 2 ou 3 golos, relembro os dois cabeceamentos falhados de Varela.

A partir do momento que Fernando conseguiu acertar na marcação ao criativo Alex, e Guarin a Ibson, o Porto partiu para uma exibição de grande nível.

Pena foi o golo sofrido numa desatenção defensiva, sem a devida compensação da subida de Alvaro no corredor. Já antes desse lance pela direita o Spartak tinha cruzado com perigo para área.

O nosso tridente ofensivo esteve excelente, com Falcao a realizar uma exibição fantástica e plena de eficácia.
Grande duelo com Rossi na luta pelo título de melhor marcador da competição.

Guarin esteve muito bem no lançamento dos colegas de ataque, e Moutinho foi o pêndulo que tapou buracos e fez aqueles cortes que ninguém dá por eles, mas que são importantíssimos.

Fucile e Alvaro muito bem a atacar, descurando por vezes a defesa.

Rolando e Maicon demoram a acertar a marcação ao irrequieto Wellinton, mas a partir do momento que Fernando fechou a tranca da defesa, foi-lhes facilitado o trabalho, acabando mesmo Maicon por marcar um excelente golo e Rolando muito perto de marcar também.

Helton ... fantástico, é como o vinho do Porto, quanto mais velho melhor!

Excelente o apoio dos nossos adeptos, que fizeram grande festa, e foram presenteados com um Porto Vintage na segunda parte.

Na segunda eliminatória temos de ter atitude séria apesar da vantagem alcançada nesta 1ª. mão, mas as dificuldades serão muitas devido à longa viagem e relvado sintético.

Temos tudo para ir à final e sonhar novamente com a conquista da Liga Europa.

Abraço

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com/

 

atão não ?

máfias do norte com máfias do norte

máfias do sul com kadahfi

tá tudo ok....

Hitler tamém Admirava Estalinhos

e bice-bersa

os gangues têm respect....