Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Uma política desastrada

"Portugal tem dois milhões de hectares de terra abandonada"


O secretário de Estado do Desenvolvimento Rural afirmou que Portugal tem cerca de dois milhões de hectares de terra abandonada e semi-abandonada, considerando que se trata de um recurso que não pode continuar a ser desperdiçado.
"As estimativas apontam para a existência de dois milhões de hectares de parcelas de território abandonadas ou semi-abandonadas no país", disse, acrescentando que essa situação mostra que "existe um recurso ao serviço do desenvolvimento do país que não está a ser utilizado".
"Isso significa desperdício, um luxo a que Portugal não pode dar-se", apontou.
Será preciso, e aproveitando o facto de a agricultura estar cada vez mais na moda, "integrar nesta visão nos instrumentos de gestão do território do poder local", defendeu.
Para Rui Barreiro, "a questão agrícola deve passar a fazer parte dos interesses dos autarcas nos próximos instrumentos de planeamento. O paradigma da globalização vai mudar, os mercados locais e regionais vão ter cada vez mais importância", acrescentou.
"Portugal precisa de reflectir sobre a agricultura para poder tornar-se num espaço mais produtivo, mais competitivo e sustentável e também para responder aos desafios das crises económicas", acrescentou.

0 comentários: