Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

O "Gato" do Porto


Autocarro leva jovens à baixa nas noites de fim-de-semana


A STCP lançou, esta madrugada, um serviço novo. O “Gato“ – assim se chama o novo autocarro – vai circular entre o Hospital de S. João/pólo universitário da Asprela e a baixa do Porto, nas noites de quinta, sexta e sábado, entre a meia-noite e meia e as 5h, e é dirigido à população estudantil, mas não só.
A ideia é que os jovens se possam divertir com segurança sem que para isso tenham de gastar muito. Saindo da faculdade e jantando nas imediações do campus, é possível chamar o autocarro à porta de casa ou do restaurante. Bem, quase.
“Fazendo uma pré-reserva na Internet, preferencialmente, o autocarro vai buscá-los à paragem mais próxima de sua casa”, explicou ao P24 o administrador da empresa Rui Saraiva, à margem da apresentação pública do novo serviço, que decorreu esta quinta-feira à noite no café Piolho. A pré-marcação também pode ser feita através da Linha Azul da operadora.
Caso não haja marcações, o “Gato” fará sempre o percurso mais curto entre o S. João e a baixa, com uma frequência de 30 minutos.
A bordo do “Gato”, é permitido o consumo de álcool, passa música e os utentes não pagam mais por levar bagagem, como acontece nos táxis.
O serviço, que é patrocinado pela Super Bock, será gratuito até dia 8 de Janeiro, mas depois o bilhete, a adquirir a bordo do “Gato”, custará 2 euros.
Para quem conseguir juntar 10 pessoas, há um desconto de 20% (o bilhete passa a custar 1,60 euros). Para grupos de 30 ou mais pessoas, a viagem já fica por 1,40 euros, havendo um desconto de 30%. Estes descontos são feitos a pensar nos grupos de estudantes que realizam jantares ou eventos de curso ou faculdade.
Os noctívagos devem ter dinheiro certo, avisa a STCP.
À experiência até Abril
Este “é um serviço inovador, é um serviço de transporte flexível e que vai responder às expectativas do seu público-alvo: os estudantes, os jovens e os menos jovens, que também gostam de viver a noite”, sublinhou Rui Saraiva.
O serviço, um desafio feito pela Câmara do Porto e que surgiu no âmbito do projecto CIVITAS-Elan – co-financiado pela União Europeia, visa a mobilização dos cidadãos para a adopção de soluções de mobilidade lmpas, assegurando saúde e acesso para todos –, funcionará de forma experimental até 29 de Abril de 2012. O serviço será depois “avaliado nas vertentes de eficiência, rentabilidade e satisfação dos clientes”, explica a STCP.

1 comentários:

Presume-se que seja para levar o bom do pessoal estudantil até às bebedeiras dos Clérigos. Como se poderá consumir alcool dentro do autocarro, logo a carga ficará completa. Mas o S. João parece que fica em caminho...embora o Santo António ali a dois passos deva servir para as urgências...