Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Vaclav Havel, herói da "Revolução de Veludo"

Ícone da dissidência anticomunista, símbolo da renovação democrática na Europa Oriental, o ex-presidente checo Vaclav Havel, que faleceu hoje aos 75 anos, encarnou a "Revolução de Veludo" de 1989 que, sem violência, pôs fim ao regime totalitário de Praga.


Nascido a 5 de Outubro de 1936, em Praga, numa família proprietária de estúdios de cinema e dezenas de edifícios na capital, Vaclav Havel foi impedido de estudar pelo regime comunista em nome da luta antiburguesa. Como tal, lançou-se no teatro, primeiro como maquinista e depois como autor do teatro do absurdo.
Negou sempre o exílio e depois da ocupação soviética da República Checa, em 1968, entrou em ruptura com o regime para redigir o manifesto Carta 77, uma declaração de defesa política dos direitos humanos. Esta aventura levou-o a passar quatro anos na prisão onde escreveu as suas famosas "Cartas a Olga", a sua primeira mulher.
Primeiro presidente da Checoslováquia pós-comunista (1989-1992) e depois da República Checa (1993-2003), Havel liderou o processo de transição democrática do país, a entrada na NATO e os preparativos para a adesão à UE em 2004. Em 1996, após a morte da sua esposa Olga, tornou a casar com uma actriz vinte anos mais nova.
Em Fevereiro de 2003, no final do mandato, e apesar da sua saúde frágil, o dramaturgo e ex-dissidente dedicou-se à luta pelos direitos humanos em Cuba, Bielorrússia, Birmânia e Rússia.

Voltou às letras em 2006, quando publicou as suas memórias políticas e uma obra de teatro, "A ponto de partir" que é também o título de seu primeiro filme, que estreou na República Checa a 14 de Março deste ano.
Vaclav tinha uma saúde débil devido às sucessivas pneumonias contraídas nas prisões comunistas e ao vício do tabaco. Esteve várias vezes às portas da morte. Em Dezembro de 1996 foi operado a um cancro no pulmão direito. Em Abril de 1998 passou novamente pela sala de operações na Austrália devido a uma perfuração intestinal. Em Agosto desse ano sofreu um ataque cardíaco.
No dia 8 de Março deste ano, foi hospitalizado em Praga, devido a complicações respiratórias, quinze dias antes da estreia de seu filme.
Imagem: @Filip Singer/EPA

0 comentários: