Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Leixões movimenta mais 16% de contentores até Setembro

Pelo segundo mês consecutivo, em Setembro o movimento de contentores em Leixões cresceu mais de 26%, anunciou o TCL.
Em linha com o que vem acontecendo desde Janeiro, Setembro foi o melhor de sempre da concessão, com um total de 49 262 TEU processados.
No balanço dos primeiros nove meses do ano, o terminal de contentores do porto nortenho soma já 436 153 TEU, mais 16% do que há um ano.
Em 2011, o TCL movimentou cerca de 514 mil TEU, total que tudo indica será ultrapassado em 2012, uma vez que faltam ainda três meses para o final do exercício e o resultado de há um ano dista apenas cerca de 78 mil TEU.
Leixões e o TCL têm passado praticamente incólumes pelas greves sucessivas no sector marítimo-portuário, beneficiando mesmo do desvio de alguns navios que, em condições normais, escalariam Lisboa e ali movimentariam os seus contentores.
Mas o facto é que a tendência altista da actividade a Norte tem sido uma constante, com o pico a ser atingido nos meses de Verão, quando se registaram os melhores resultados mensais absolutos da história da concessão.
A APDL confia que para o ano será superada a fasquia dos 600 mil TEU.



1 comentários:

"Leixões e o TCL têm passado praticamente incólumes pelas greves sucessivas no sector marítimo-portuário, beneficiando mesmo do desvio de alguns navios que, em condições normais, escalariam Lisboa e ali movimentariam os seus contentores."
Lamentavelmente, os trabalhadores portuários de Leixões, abandonaram essa posição, tendo entrado na última greve e do mesmo modo o farão nas que se aproximam, o que já provocou enormes prejuízos e o possível desvio (com casos provavelmente já confirmados) para outros portos (estrangeiros), de linhas que aqui faziam escala com regularidade.
Decididamente não é desta forma que podemos levar o nosso País a bom porto.
Raios partam as greves e quem, no estado em que o País está, as fomentam.