Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Portuenses famosas

Guilhermina Suggia (1885-1950) foi uma grande violoncelista portuguesa.

Nascida na freguesia de São Nicolau, no Porto, Guilhermina iniciou os seus estudos com o pai, Augusto Suggia, de ascendência italiana, atuando em público a partir dos 7 anos de idade. Foi aluna do violoncelista catalão Pablo Casals e de Julius Klengel, no Conservatório de Leipzig, na Alemanha. A apresentação de Guilhermina com a Orquestra da Gewandhaus, em 1901 em Leipzig, marcou o início de uma brilhante carreira internacional.

Reencontrou Casals, mais tarde, em Paris, onde viveram juntos e atuaram por toda a Europa, muitas vezes, com Casals a maestro e Guilhermia como solista. Separam-se em 1913. A partir da Primeira Guerra Mundial, Londres tornou-se o principal centro de atividade de Guilhermina Suggia. Num regresso a Portugal em 1923, conheceu José Carteado Mena, médico e diretor do Instituto Pasteur do Porto, com quem casou 4 anos depois, tendo o escultor Teixeira Lopes por padrinho. O casal fixou-se no Porto. Nos últimos anos da sua vida, Guilhermina Suggia dedicou-se ao ensino. O último grande acontecimento da sua carreira internacional verificou-se em 1949, altura em que atuou em Edimburgo, com a Orquestra Escocesa da BBC.

A preferência de Guilhermina Suggia pela obra para violoncelo de Bach levou a que se dissesse na época que ela própria havia reinventado as suites para violoncelo, com o seu estilo virtuoso e inconfundível, tornando-a uma das grandes referências de sempre da música erudita. A figura da famosa violoncelista inspirou o livro "Guilhermina" do romancista Mário Cláudio, publicado em 1986. (WC)

0 comentários: