Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Shimon Peres (RIP)


Faleceu Shimon Peres aos 93 anos. O caixão será colocado na frente da Knesset (parlamento) para que o povo possa passar e dar seu último adeus. O enterro será sexta-feira. Está previsto a presença de muitas celebridades. Shimon Peres z"l. אחרי מות קדושים - Depois da morte de santos falamos em sua memoria e contamos seus grandes feitos. 
Quando ainda era Itzchak Rabin z"l o Primeiro Ministro e Shimon Peres z"l era o Ministro de Defesa e Logo depois subiu o primeiro governo do Likud com Menahem Begin z"l ouve a luta do Mifleguet Avoda para voltar ao governo. 

Shimon Peres z"l era odiado pelo povo, recebeu tomates na cara, diziam que sua mãe era árabe. Este grande homem recebeu todas estas humilhações sem baixar a cabeça, as brigas com Itzchak Rabin que o chamou de חתרן בלתי נלאה ( não sei traduzir mas é uma pessoa que faz as coisas por baixo da mesa). Sempre com optimismo e com confiança na força de Israel. Ele não teve medo de entrar em desafios que para alguns eram um perigo para Israel mas ele conhecia os maiores segredos de Israel e confiava na nossa força. 
Admirava sua persistência, seu otimismo, sua falta de medo. Ele que ajudou a criar o poder atómico de Israel, a aviação israelita, a fábrica de armas Refael, participou da criação do Estado de Israel, foi a mão direita de Ben Gurion e o seguiu sempre e confiava na força do Povo. 
O último daqueles que presenciou a criação do Estado se foi hoje e nós que ficamos temos uma missão, continuar amando e construindo este grande País que é nosso e que tem um grande futuro graças a estes homens que nos deixam um legado.  [Yehuda Meir]


Que sua memoria fique em nós e em nossos descendentes.
https://www.youtube.com/watch?v=Z4TMKg7ETYw

A letra desta musica foi escrita por Shimon Peres
הן גדולות הן בורקות כסנה שלא הוכה אלפי דורות
קסמן מסתער ביופי נדיר, ואישון לציון כמה ומאיר
הלובן בעין כפיסת חרמון, המרחק נחבא בהרים נמוגים
העפעף יורד עניו ומצטדק, ביחד צפוף בעצב מחבק
וביתא ישראל לא נותק
ושמע ישראל לא שותק
המורשת נושמת שלום לאות, הדרך דלוקה חתחתית מאוד
והעם הולך עד שמגיע לנוף מכורה שאינו מרגיע
וביתא ישראל לא נותק
ושמע ישראל לא שותק
ברוך הגעגוע שהביאכם עד הלום
בסוף מסע קשה הגענו כחלום
ושמע ישראל לא שותק

0 comentários: