Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Porto cria grupo de reflexão para repensar Portugal


O Porto vai criar um ‘think tank’ com o objetivo de repensar as condições para o crescimento económico em Portugal. A iniciativa resulta de uma parceria estabelecida entre a Associação Comercial do Porto (ACP) e a Católica Porto Business School, e está a ser pensada praticamente há dois anos. Denominado Nexus, este grupo de reflexão pretende, a partir do Porto, identificar factores e soluções de modernização e crescimento para o país a partir do papel das empresas e não necessariamente do papel do Estado.

O Nexus conta com um conselho consultivo de onde fazem parte nomes como o de Guilherme Costa, ex-presidente da RTP, e que será o coordenador do projecto, Álvaro Nascimento ex-presidente da Caixa Geral de Depósitos, Ricardo Reis, professor universitário nos Estados Unidos, Alberto Castro, professor universitário e chairman do Banco de Fomento, Sofia Salgado Pinto, directora da Católica Porto Business, Emídio Gomes, ex presidente da CCDRN, Nuno Botelho, presidente da Associação Comercial do Porto, entre outros.

Para além dos membros do conselho consultivo do Nexus, pode recorrer a um conjunto de contributos de personalidades que se entenda que podem aportar algo de novo ao tema que estiver a ser discutido. A agenda do Nexus será feita a partir de temas propostos pelo conselho consultivo sendo depois objecto de análise ou reflexão através de conferências ou no site do grupo.

Fontes próximas do novo grupo de reflexão adiantam que, “apesar do papel das empresas e do contributo que uma gestão de qualidade pode dar para o crescimento económico, há outro tipo de organizações fundamentais para o crescimento da economia como sejam o sistema de inovação e o sistema financeiro”.

O espaço de reflexão será lançado esta quinta-feira numa conferência que terá lugar no Palácio da Bolsa sobre o tema “Financiamento das PME… e depois?” e cujo principal orador será Richard Pelly, administrador não executivo da Instituição Financeira de Desenvolvimento e antigo chief executive do Fundo Europeu de Investimento.

0 comentários: