Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Dormir entre o silêncio: uma noite no campo

Descubra com a Goodyear o Parque Rural Tambor, e experimente uma noite a dormir sob as estrelas numa caravana tradicional.

Já noutras ocasiões temos falado cá nos Quilómetros que contam das poucas oportunidades que temos habitualmente para nos aproximar do mundo rural e de como nasce, em consequência, uma oferta de lazer especialmente criada para nos congraciar com aquela parte de nós. Quintas de todo o tipo surgem pela nossa geografia com experiências e atividades habitualmente focadas nos faixas etárias mais baixas e, ocasionalmente, para toda a família.
No caso do Parque Rural Tambor, encontramos um espaço válido para o conhecer em qualquer tipo de companhia: família, casais, amigos… todos encontrarão cá um local onde desfrutar de uma experiência rural com muito sabor “antigo”. Há quem ache aborrecidos os planos de fim de semana que incluem algo tão pouco cool como viver a experiência rural, mas erram: um fim de semana no campo permite voltar à cidade com a bateria recarregada, o ânimo acima das nuvens e um sorriso invejável ao entrar pela porta do escritório. Os seus companheiros murmurarão!
É em Aveiras de Cima, na Azambuja, que encontraremos o Parque Rural, a 45 minutos de Lisboa. A oferta do parque é simples e clara, e talvez por isso especialmente atrativa: um fim de semana em contacto com o mundo rural e tradicional, o que inclui a possibilidade de dormir numa típica caravana cigana à beira de uma fogueira e com só o silêncio da noite e o ceu salferido de estrelas à volta. Esqueça um aborrecido hotel ou qualquer outro alojamento sem originalidade, todos eles a chamar-se “com encanto” e fotocopiados até a extenuação. Uma caravana cigana é tudo o que necessita para mergulhar no rural como nunca antes tinha feito. Prometido.

Uma noite para lembrar

Porque esta é a atividade que se destaca por cima de qualquer outra no Parque Rural. Dormir numa clássica caravana cigana é uma experiência de plena liberdade que nos reconcília com a natureza e nos afasta da rotina diária como uma intensa sessão de relaxe. Imagine uma noite a descansar envolto pelo calor suave do fogo próximo, para ao dia seguinte acordar com o som das ovelhas no campo. Esta é a experiência que espera pelos visitantes nas duad caravanas ciganas de estilo holandês, que têm de nome Maria Popila e Maria Violeta. Mas não pense num quarto feio e frio, carente de comodidades: a modernidade chegou em parte até a aquí! Aquecimento, casa de banho e rede mosquiteira são alguns dos “inventos modernos” de que poderá desfrutar na noite de caravana, e de manhã desfrutar de um pequeno-almoço típico servido em cesta de piquenique enquanto o ar espalha ainda o cheirinho agradável da fogueira da noite anterior.
E quando o dia chegar, a programação do Parque Rural inclui uma série de actividades lúdicas onde a Internet não aparece nenhures. É incrível com ose transformou uma velha quinta destinada à cultura vinícola num espaço de lazer distinto, completo e original. A quinta oferece a possibilidade de ajudar nos trabalhos diários, andar a cavalo, praticar tiro com arco, passear de tractor, conhecer os animais ou pegar um bom livro e desfrutar de uma leitura/soneca sob a sombra de uma árvore. Povoado por animais diversos, no  irá conhecer mais de 83 distintos, como porquinhos, cabrinhas anãs, poneis, patos, galos, perús ou galinhas gigantes.  Wi-fi? Não pergunte pelo pass porque não o terá. De facto nem sequer encontrará sinal wi-fi.
De modo que quando entrar no Parque Rural Tambor deixe atrás todas as “comodidades” e coisas vazias da vida diária. Não há qualquer shopping, nem restaurante ou televisão. Em vez disso encontrará um espaço dedicado ao desfrute do campo, a brincar e passear para redescobrir a sua paixão pela natureza. Sinta-se mais uma vez criança enquanto explora algum dos trilhos que cruzam o parque e experimente uma escapadela de fim de semana distinta e única

0 comentários: