"A ANA não quer a Ryanair a voar para o Montijo"
O presidente da Ryanair diz que a ANA é uma empresa que inventa problemas por estar confortavelmente instalada a usufruir de um monopólio no destino que mais tem crescido na Europa. O'Leary diz ainda que a Ryanair vai ser a principal companhia de aviação dentro de dois anos. Mesmo sem Montijo.
A ANA já pegou no telefone para vos perguntar se estão interessados em voar para o Montijo?
Não. Porque a ANA não nos quer a voar no Montijo.
Acha?
Sei que é assim.
Como assim? Os estudos apontam para o facto de haver uma certa dependência da Ryanair para que o projecto funcione.
A sério? E o que fazem é adiar a decisão? O Montijo deveria estar aberto já no Verão do próximo ano. É possível construir um terminal low cost em menos de 12 meses, por cerca de 25 milhões de euros. Mas a ANA está a falar em gastar 250 milhões, em demorar quatro anos, e em fazer estudos. O que é que vão andar a estudar? Os aviões já lá estão.
Há questões ambientais por determinar, por exemplo, o impacto nas aves.
O caso dos pássaros.... É só pegar em duas shotguns e o problema dos pássaros resolve-se... A sério, já lá levantam e pousam aviões.
Que condições exige a Ryanair para voar para o Montijo?
Essencialmente taxas mais baixas, muito mais baixas do que as que são cobradas na Portela. E imagino que estas são condições exigidas pela maioria das companhias de aviação. O meu receio é que a ANA diga: olhem, tivemos de gastar 250 milhões para fazer o Montijo, por isso as taxas vão ser as mesmas do que na Portela. Ninguém vai querer voar para lá.
Já se refere que a mobilização das companhias para o Montijo será feita com taxas aeroportuárias mais baixas.
Então aí estaremos para ajudar a crescer a região. Mas esse é outra questão que é preciso desmitificar: a ANA anda a dizer que a Portela está cheia quando isso não é verdade. Eles dizem que os terminais estão cheios, mas a maior parte do dia estão vazios.
0 comentários:
Enviar um comentário