Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Porto é a única cidade candidata à EMA com três edifícios elegíveis

A candidatura portuguesa é a única a apresentar três espaços possíveis para sede da Agência Europeia do Medicamento. As três opções cumprem os critérios exigidos no processo de relocalização da EMA.

Dois edifícios existentes - Palácio Atlântico e Palácio dos Correios - e um terreno com projecto na Avenida Camilo são as possibilidades, sendo que em qualquer dos casos as instalações estarão prontas a receber a EMA em Abril de 2019. Em comum têm, entre outros aspectos, funcionalidade, amplitude, conforto e centralidade.



Na Praça D. João I, o Palácio Atlântico fica no centro nevrálgico do Porto. O edifício existente, referência de uma época, será dotado de toda a modernidade sem perder a sua identidade. O projecto apresenta como particularidade o facto de estimular a convivência saudável entre as pessoas que nele trabalharem, com a arquitetura a estabelecer vários pontos de encontro.

Bem junto aos Paços do Concelho, na Avenida dos Aliados, fica o Palácio dos Correios. Caso seja esta a opção da EMA, a introdução de modernidade num edifício já existente, marcante na paisagem da Baixa, resultará na criação de um espaço ideal para trabalhar e estar, dotado de jardins interiores e áreas redimensionadas, com bom raio de visão.

No futuro Edifício Camilo, o único a construir de raiz, a relação interior-exterior será surpreendente. Arquitectura permite a criação de uma espécie de "jardim escondido" no centro da cidade. A lógica comum de escritório é subvertida, contrariando-se a circulação vertical para, de forma fluida, tranquila, se fazer do edifício o reflexo da forma natural da vida no Porto.

"Trabalhar como se vive" é o conceito apresentado pelos autores do Edifício Camilo, mas que acaba por acompanhar os projectos dos outros dois edifícios. Em qualquer um deles, a família EMA sentir-se-á em casa.

Em suma, em três projectos, três edifícios, há uma forma de ser cidade - o Porto - capaz de responder aos requisitos ideais da EMA.

Recorde-se que o Porto está entre as cinco cidades com performance de topo na candidatura à Agência do Medicamento, que terá de abandonar o Reino Unido devido ao Brexit.

No total, são 19 as candidaturas à relocalização da EMA. A cidade escolhida será conhecida no dia 20 de Novembro. [ daqui ]

0 comentários: