Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Probas de afrissão

Exmo. Senhor Professor,

Tendosse vereficado certas dúbidas sobre a naturesa, objetivos e alcan-se das provas de aferissão de conhessimentos de português, vimos, por este único meio, informar o que se cegue:
1. As provas de aferissão de português não bizam, como o próprio nome não deixa dúbidas, abaliar cunhecimentos dos alunos, mas sim aferilos. É coisa cumpletamente diferente, como é savido.
2. Os cunhessimentos a aferir (não a abaliar, repitasse), não têm nada que ver com erros ortugráficos do português dos alunos, mas sim com o seu puder de intrepretação dos textos, capacidade criativa e imajinassão. É isto que nós queremos, neste caso, porque o bom ensino debe prevelegiar a criatividade aos "conhecimentos" furmais.
3. Por isso, este ano a prova de aferissão de cunhecimentos de português será feita através de crusinhas (sestema amaricano).
4. Os erros ortugráficos e outros que tais, serão aferidos noutras provas, onde, por sua bez, os alunos não teram de demonstrar capassidade intrepretatiba ou criativa.
Cada coisa no seu logar e cada macaco no seu galo.

Cumprasse!

A Bem da Nassão,

O Director
(assinatura completamente ilegível)

0 comentários: