Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Governo socialista e mouro afirma: TGV não vai passar pelo Aeroporto Francisco Sá Carneiro



Lisboa insiste em isolar o aeroporto que serve toda a Região Norte, situado no Grande Porto, impedindo assim que este se torne uma alternativa credível ao Aeroporto de Vigo




Ana Paula Vitorino foi ouvida na Comissão de Obras Públicas sobre o financiamento do TGV. Governo prepara-se para fazer com que apenas a Rede Ferroviária convencional ligue o Aeroporto do Porto ao TGV, inviabilizando, dessa forma, que turistas e executivos possam utilizar o Aeroporto Francisco Sá Carneiro como alternativa ao Aeroporto de Vigo e vice-versa.

A construção de uma estação no referido Aeroporto, situado na Maia, tem sido reivindicada pela Junta Metropolitana e pela Associação Comercial do Porto, mas tem sido sistematicamente afastada pelo Governo. Alegadamente, "Seria impossível cumprir os prazos com uma estação no aeroporto", disse Ana Paula Vitorino, sublinhando que, em todo o caso, a alta velocidade (AV) "serve para ligar grandes centros urbanos e não aeroportos". Contudo, em Lisboa, caso o novo aeroporto não vá para a margem Sul, o que parece ser o mais provável, na Ota passará a existir um estação do TGV. Apesar disso, essa mesma ligação, no Porto, já parece não fazer sentido para o governo e o argumento falacioso dos grandes centros urbanos, também já parece não ser tido em grande conta.

Na audição, a Oposição, em especial o PSD, levantou dúvidas sobre o modelo de financiamento escolhido pelo Governo para financiar a AV, alegando que, tal como as Scut, vai comprometer as gerações futuras. A responsável rejeitou as críticas, explicando que é este o modelo que está a ser seguido noutros países, como a França, demonstrando que o Governo Português anda uma vez mais a tiracolo do que se faz lá fora, em vez de conceber soluções de raiz.

NOTAS

Paralelamente a este discurso da redução de custos, para justificar o eterno menor investimento na Região Norte, o Governo Português, sedeado na Capital, prepara-se para hipotecar as gerações vindouras com a construção de um novo aeroporto em Lisboa, mais concretamente na OTA e que segundo diversas sondagens divulgadas nos mais variados meios de comunicação social, o resto do País não só não quer, como acha que não pode pagar. Indiferente, o Governo tem feito ouvidos moucos, não só da opinião pública, como também do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, que chegou inclusive a dizer que era necessário fazer primeiro um "debate aprofundado".

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