Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Dia mundial do Yoga


Yoga é uma palavra que vem do sânscrito “yug” que significa união. Sânscrito é uma língua antiga da Índia. O objectivo do yoga é, portanto, a união dos vários níveis da pessoa: físico, mental, emocional e espiritual. Numa prática de yoga fazem-se exercícios de: - controle da bio-energia (pránayámas), - contracções de plexos e glândulas (Bandhas), - posturas psicofísicas (ásanas), - relaxamento (yoganidra), e - exercícios de concentração (Dharana). Na prática trabalham-se posturas e desenvolve-se a consciência corporal, uma respiração consciente, assim como uma atenção nas sensações e emoções originadas por essas mesmas posturas, que nos ajudam a desenvolver a atenção, energia, força, flexibilidade, concentração e equilíbrio, a nível físico, mental, emocional e espiritual. Seguindo estas directrizes, a mente é indissociável dos movimentos do corpo tralhando-se a concentração, concentração esta que se atinge com prática. Sendo o Yoga um processo de auto-educação, induzindo do educando as respostas para as suas questões, é uma técnica para autoconhecimento e subsequente auto-desenvolvimento. O yoga é indicado para todo o tipo de pessoas, de todas as idades, com uma característica comum: serem jovens de espírito, abertos a novas sensações e que desejem conhecer-se melhor. Por exemplo: - às crianças leva-as a direcionarem a sua energia e atenção ajudando ao seu crescimento e desenvolvimento como pessoa, - às grávidas ajuda-as a desenvolver a consciência do seu corpo e do bebé em crescimento, desenvolvendo a capacidade de relaxar e respirar conscientemente ajudando assim a enfrentar o parto e a maternidade, - aos “menos jovens”, por ser uma técnica, é adaptável ao ritmo de cada um permitindo assim recuperar flexibilidade, força, mobilidade a nível físico, mental, emocional, espiritual.

(Universidade de Aveiro)

O Dia Mundial do Yoga é candidato a primeiro Feriado Mundial, no Solstício do Verão, Junho, 21, e a primeiro dia onde não haja derramamento de sangue em todo o Mundo.

Durante este Dia Mundial, o Departamento de Solidariedade Social da ALYO agraciou a Organização Médicos do Mundo de Portugal pelo seu magnífico trabalho humanitário.

A Associação Lusa de Yoga – que é dirigida pelo Mestre Jorge Veiga e Castro – tem uma Excelência e competência mundial, formando Especialistas em Seres Humanos no Curso Superior de Yoga, o mais completo da actualidade, nos seus três níveis: Instrutores de Yoga em 7 anos (3000 horas de aulas efectivas); Professores de Yoga em 11 anos; e Mestres de Yoga em 15 anos, possuindo desta forma um Corpo Docente altamente qualificado e especializado.

Manifesto Universal do Dia Mundial do Yoga

Dia do Sol, do planeta Terra, da vida, da inteligência, da humanidade e da paz mundial

O Dia Mundial do Yoga, projectado pela primeira vez no Mundo pela Associação Lusa de Yoga, em 2001 – início do Milénio, é um Dia em prol da prática global do Yoga: pelo completo Desenvolvimento Humano, aumentando a Consciência da relação Corpo / mão – Energia – Emoções Positivas – Mente – e Além da Mente, “Overmind”; pela saúde integral e profiláctica, e pela longevidade funcional.

É o Dia do Sol, o maior Dia do Ano (Hemisfério Norte), Dia da Luz e do Conhecimento anti obscurantista a Ela associado, é o Dia do Planeta Terra, da Vida que Ela sustenta, e da Inteligência que à Vida deve presidir; é o Dia da Humanidade e da Fraternidade Humana.

É um Dia pela Consciência Global Planetária, pela Ecologia, pelo Ecumenismo Filosófico, pela Inteligência, pelo fim do derramamento de sangue e da agressão, pela Paz Mundial, pela Fraternidade Humana, pela Igualdade Inter Étnica, pela honra, dignidade e igualdade da Mulher, pela protecção à Criança, pelo fim da fome, pelo esbatimento das desigualdades mundiais, pela Liberdade, pelos oprimidos, pelo fim dos ditadores, pelo fim da corrupção, pela Justiça, pela Educação e pela Investigação, pela Arte, e pelo respeito pelos animais; é um Dia pela Consciência Cósmica.

O Dia Mundial do Yoga pretende ser o primeiro dia onde durante 24 horas não haja derramamento de sangue, em cada País, Continente, e em todo o Mundo.

O Dia Mundial do Yoga é candidato a primeiro Feriado Mundial – no Solstício do Verão, Junho, 21.


Yoga é reconhecido como uma prática ao alcance de todos, independentemente da idade, no entanto, cremos que é na infância que esta se deve iniciar para podermos aproveitar as potencialidades inerentes à própria criança.
Na sociedade actual as crianças encontram-se sujeitas a uma estimulação excessiva própria da vida moderna, horários demasiado preenchidos, pressão e competição escolar, factores que contribuem para aumentar a ansiedade, dispersão, falta de atenção e concentração.
As crianças nascem com capacidades tanto psíquicas como corporais extraordinárias, têm uma enorme flexibilidade, apresentam um óptimo sentido auditivo e visual, uma energia considerável e o dom precioso da sua ilimitada imaginação.
As possibilidades tornam-se infinitas mas podem constituir problemas quando a energia se dispersa, o que nos alerta para o facto de orientar as crianças não as deixando ao acaso.

(http://www.yoga-samkhya.org)


SwáSthya, o Yôga Antigo
A Yóga é uma coisa e
O Yôga é outra bem diferente
Saiba porquê.


Copy+Paste deste blog.

0 comentários: