Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Porque estamos no S. João...

Enquanto vasculhava os livros arrumados na estante, chamou-me a atenção o título de um deles: "Intimidades Portuenses" de Helder Pacheco. Folheei-o rapidamente e fiquei com curiosidade de o ler com mais atenção. Deixo aqui a sugestão e, entretanto, vou dar uma vista de olhos mais pormenorizada.


«A minha ideia sobre a cidade é leve e prosaica. É comezinha. Não tem argúcia ou subtileza. Não está na moda. É reconhecidamente terra-a-terra, bairrista, provinciana. Quadra mal com rutilâncias e jet-set. Cheira a louro (do lombo assado, no forno, com batatinhas e cebola), a alho-porro (da noite são-joaneira e do tasco das Colunas, na Vitória), a cominhos (do armazém de Belomonte), a pão fresco (da padaria da Senhora da Luz). Ressuma humidades do granito (enegrecido, patinado por séculos e invernias) onde crescem musgos, heras, trepadeiras. Tem reflexos coados nos amanheceres das pontes recortando as névoas ribeirinhas.

A minha ideia sobre a cidade é uma sucessão de lugares no tempo. De lugares com gente. Gente morta - amigos uns, conhecidos outros, apenas de os ver - e gente que permanece (ou sobrevive) connosco na aventura de habitar um espaço em transformação. Quotidianamente. Uma sucessão de lugares com rostos, vozes, frases, gestos, risos, desesperos. Uma sucessão de passagens. De trânsitos - não os de quatro rodas que alguns confundem com progresso mas os das nossas vidas. Uma sucessão de horas, dias, anos. Tragédias e comédias, alegrias e paixões. Desencantos. Solidões. Sombras e luzes. Claros-escuros.

A minha ideia sobre a cidade é corropio de sentimentos desencontrados, contraditórios, sobrepostos. Ora nítidos, ora afastando-se das imagens que a memória retém (ou esquece, até ao momento, até à primeira oportunidade de, inesperadamente, nos assaltarem as lembranças - do que vivemos - dos lugares).

Não quero lógica, quero emoção - ouvi a Billy Wilder, mestre de fitas e da matéria em causa. A minha ideia sobre a cidade é, também (principalmente?), a retida emoção. A emoção que persiste, das histórias ocorridas nos lugares. Da vida da gente dos lugares (e a vida, às vezes, comporta-se como se, ela própria mais do que fita, visse demasiados filmes baratos. Daqueles dos cinemas que havia pelos bairros). Este livro é retrato vulgar e - já o afirmei - sem qualquer lucubração. À la minuta. Da cidade e da gente tripeira. Um retrato das suas intimidades.»

(Helder Pacheco - "Intimidades Portuenses")

0 comentários: