Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

O Nuclear Iraniano


Irão
As autoridades iranianas têm dito, várias vezes, que o desenvolvimento de actividades nucleares tem finalidades puramente pacíficas, de modo a salvaguardar as futuras fontes energéticas do país. No entanto, há muitas dúvidas quanto a esta posição, pois então como se percebe tanta relutância em tratar publicamento do caso e o porquê do fecho de portas à Agência Internacional de Energia Atómica?
Se as dúvidas eram escassas, para quem as tinha, ontem, teve mais uma prova de quais os objectivos nucleares iranianos. Numa visita oficial à Síria, o Ministro da Defesa do Irão disse, à comunicação social, que o país pode recorrer ao emprego de poder nuclear.
Ora, que se saiba, o Irão ainda não possui. Mas pode vir a ter, dentre em breve, se nada for feito no sentido de travar os desideratos dos dirigentes iranianos.
China e Rússia apelaram, nas últimas 24 horas, aos responsáveis iranianos para aceitar a proposta internacional. De Teerão, apenas uma ambígua afirmação, de que a proposta está a ser estudada.
Porém, ontem, não na Síria mas na capital do Irão, o líder supremo iraniano, que tem mais poder que o Presidente, disse que o Irão não aceita a proposta dos cinco Estados com assento permanente no Conselho de Segurança mais a Alemanha.
A Comunidade Internacional não consegue deter o processo de enriquecimento de urânio, vai propondo medidas para Teerão recuar. Teerão, pelo que lhe diz respeito, nem recua, nem cede.
Até quando os olhos vão continuar fechados à ameaça iraniana?
De duas uma, ou a Comunidade Internacional se conforma e o Irão passa a deter poderio nuclear ou procura assumir as responsabilidades de não tornar o Médio Oriente uma região ainda mais periclitante.

0 comentários: