Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

24 de Abril: As professoras e o casamento

Nota a explicar o 'comentário' que não o é: Desta vez optei não por um «comentário» mas por roubar um post a uma colega. A Inês tem andado a publicar no Farófias uns posts exactamente no espírito do que eu aqui queria deixar. O brado do «NÃO SE ESQUEÇAM!» enquanto houver memória de quem viveu aqueles tempos. Fica aqui, copiado na íntegra para abrir o apetite, mas propondo que vão ver o original porque tem sempre outro sabor:
Abril - lembranças mil (2)
As professoras eram especialmente maltratadas pelo regime de Salazar. Ainda aluna no Liceu de Faro, já sabia que, por mais independente e competente que fosse, aquela professora e Directora de Ciclo não podia sair do país sem autorização do homem com quem tinha estado casada. Porque as amarras do casamento não eram desfeitas pelo divórcio
Anos depois, conheci uma professora de História fantástica. Os alunos adoravam as suas aulas, os colegas não dispensavam a alegria da sua companhia. E aquela imensa sabedoria. O Director tinha orgulho na professora… e no final do ano não lhe renovou o contacto. RUA! Aquela mulher, solteira, namorava com um homem divorciado, preso aos prazos da lei do divórcio. Por andar com ele, aquela pecadora pagava o preço elevado de ser expulsa do ensino!

0 comentários: