Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Coisas do 25 de Abril (V)

Endividamento externo 2007-04-24
Dívida de Portugal ao estrangeiro bate recorde de 10 anos
Em 2006, o país ficou a dever quase 80% da riqueza criada.
O endividamento de Portugal junto do exterior está a progredir a um ritmo imparável, tendo atingido quase 80% da riqueza criada (Produto Interno Bruto) no final de 2006, o valor mais alto de uma década.
Este número reflecte, em boa parte, o grau de exposição da economia ao exterior, a falta de competitividade das empresas, a incapacidade em gerar riqueza suficiente para reinvestir e o enorme apetite dos portugueses por bens importados.
•Mostra também que tipo de internacionalização vingou no país. No caso em apreço, os interesses do exterior em Portugal suplantam os nacionais lá fora em mais de 122,4 mil milhões de euros.
A esta captura de riqueza por parte dos agentes económicos estrangeiros chama-se défice da posição de investimento internacional, um desequilíbrio que hoje vale cerca de 80% do PIB, oito vezes mais do que em 1996.
João César das Neves, professor universitário, confere que “os desequilíbrios da economia são enormes, e isso é bem visível no défice da balança corrente mais a de capital”. “A situação só não é tão grave porque estamos numa união monetária”, acrescentou.
Os problemas não ficam por aqui: a dívida externa paga juros, o que num contexto de subida de taxas, como o que agora se verifica, só vem agravar o referido desequilíbrio.

Fonte: Diário Económico

0 comentários: