Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

A corrupção no futebol que a D. Morgada não quer ver




Árbitros para Benfica escolhidos por João Rodrigues

Rodrigues, Vieira ou Veiga nunca estiveram sob escuta


Os árbitros para o Benfica eram combinados com João Rodrigues, ex-presidente da Federação Portuguesa de Futebol e conhecido benfiquista. Pinto de Sousa telefonava regularmente àquele dirigente para que fosse ele a contactar Luís Filipe Vieira no sentido de se acertar qual o melhor árbitro para os encontros. Exemplos no processo 'Apito Dourado' da existência dessas conversas abundam. O que os dois diziam entre si é que não está documentado, por João Rodrigues e Luís Filipe Vieira nunca terem tido o telefone sob escuta.

José Veiga, ex-director-geral do Benfica mas ainda hoje o homem forte do futebol, foi também uma personagem central no 'Apito Dourado'. A sua relação com Pinto de Sousa e Valentim Loureiro era aparentemente boa e os pedidos são inúmeros. Desde a resolução de situações ligadas ao Benfica até árbitros para o Estoril ou casos envolvendo a sua vida pessoal (como a situação onde foi apanhado em excesso de velocidade e que o levou e pedir a Valentim que evitasse a apreensão da sua carta de condução).

Nos inúmeros volumes do 'Apito Dourado' só há uma escuta telefónica onde o interveniente é Luís Filipe Vieira. Trata-se de um jogo da Taça de Portugal, onde o presidente do Benfica diz a Valentim Loureiro que quer João Ferreira como árbitro.Os dirigentes do Sporting não foram apanhados em nenhuma escuta comprometedora.


JOSÉ VEIGA:

Sr.presidente está ocupado?
Fala Veiga[...] Era um favorzinho...
Como você é muito amigo..., a ver se podia dar-lhe uma chamadinha, para ver se corre bem.
[...] É contra o União da Madeira, mas nunca se sabe.

JOÃO RODRIGUES:

" Nomeie o Devesa Neto que o acalma logo [Pinto de Sousa queixava-se que Veiga estava zangado]

PINTO DE SOUSA:

Eu precisava de uma ajudinha.
Amanhã, ao meio-dia tenho de escolher os árbitros internacionais para a Taça.[...]
Precisava de dois nomes de árbitros que o Benfica considerasse.

JOÃO RODRIGUES:

Eu vou ligar ao Luis Filipe.[...]
Já lhe ligo.

João Rodrigues fazia os contactos com o Benfica, a pedido de Pinto de Sousa.

2 comentários:

E a fonte, qual é? É copia pura e dura.

 

Apresentar a transcrição de chamadas telefónicas de mouros a escolherem árbitros pode incomodar alguns, mas não é plágio, ou melhor, é de facto plágio, mas penso que não sou o único.
A fonte? Bem, vou pedir ao Alexandre, meu amigo que me ajuda e que me remete umas quantas peças, a me dizer onde a foi buscar. Estou pronto a pedir desculpa ao ministério público ou a polícia judiciária desta cópia... Sei lá, o que mais posso dizer acerca do comentário?...