Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

A gamela do orçamento da república

A Cristina Lopes enviou-me esta maravilha.  Disse desconhecer a proveniência. Mas quem escreve isto merece todo o meu apoio e dedicada leitura. Quem souber que me diga. Poderei, assim, elogiar o seu autor...




Neste documento estão listadas todas as organizações da administração pública que existiam em 2009, ocupando 144 páginas.

Nesta lista estão desde as CCDR’s as Câmaras Municipais e Freguesias, Hospitais e Universidade e um sem número de empresas municipais, “agências” e associações cujo nome e profusão me leva a suspeitar que apenas existem como armazém de “Tachos” bem pagos.
Analizando esta lista surgem alguns nomes, que para não dizer outra coisa, os apodo de “Caricatos”




Assim sendo temos:


A "Associação de freguesias da cidade de Beja", que são apenas 4 e não percebo porque têm uma associação? E o resto das freguesias do concelho? São de 2ª Classe?

Em Santarém, também temos a “Associação de Freguesias de Direito Público da Cidade de Santarém”. Em Santarém são apenas 4 freguesias, embora desconheça se todas são de “Direito Público”. Ao contrário do Concelho de Beja, no de Santarém existe ainda a “Scalabis Norte – Associação de Freguesias de Direito Público do Norte do Concelho”.
Descendo um pouco no mapa, chegamos ao Alentejo e aí temos uma profusão de comensais do orçamento:
Começando no litoral temos:

Polis Litoral Sudoeste – Sociedade para a Requalificação e Valorização do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, S.A.” e a “A.M. L. A. - Associação dos Municípios do Litoral Alentejano”, mas ainda há mais. Mesmo existindo a AMLA, também existe a “A.M.B.A.A.L - Associação de Municípios do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral

OK?
Mas ainda não acabou. ~
Ainda existe a “C.I.M.A.L. - Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral” e a “ADL – Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano” e a “ESDIME – Agência para o Desenvolvimento Local no Alentejo Sudoeste CRL” (Alentejo sudoeste=Alentejo Litoral)


Deixando o litoral e indo para o norte da antiga provincia encontramos a "Associação de Municípios do Norte Alentejano", a “Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo”, a “AREANATEJO – Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo” e por fim a “ADER-AL – Associação para o Desenvolvimento do Espaço Rural do Norte do Alentejo”.
Na parte ambiental, temos três associações que têm exactamente o mesmo propósito:


AMAGRA – Associação de Municípios Alentejanos para a Gestão Regional do Ambiente” e a “AMALGA – Associação de Municípios Alentejanos para a Gestão do Ambiente”. Não contentes com duas associações a tratar do mesmo em todo o Alentejo, os municipios do Alto Alentejo criaram a “AMAMB – Associação de Municípios do Alto Alentejo para o Ambiente”, para tratar dos assuntos que já eram tratados pela AMAGRA e pela a AMALGA.
Mas não se pense que esta sextuplicação de associações para a mesma coisa é um exclusivo do Alentejo, para onde quer que olhemos vemos associações e agências com o mesmo fim, para as mesmas zonas, para já não falar de nomes caricatos como “Wrc – Web Para A Região Centro, Agência de Desenvolvimento Regional, S.A.” WEB para a região centro!!!! e !”UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento I.P.” (O que é que isto quer dizer?)

E o que é a Gamal – Grande Área Metropolitana do Algarve? E a Grande Área Metropolitana de Viseu? E a Grande Área Metropolitana do Minho? Eu não sei, mas é uma coisa que sai do nosso bolso.

A única coisa que me surpreende é que com tantos a comerem sem nada produzirem, como é que a República Portuguesa ainda não faliu completamente.

0 comentários: