Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Portugal: Estranhos conceitos

Temos um estranho conceito de trabalho
Governo criou 70 grupos de trabalho e comissões envolvendo 590 pessoas: maioria são com funcionários públicos e muitos recebem ajudas de custo ou senhas de presença para as reuniões


Temos um estranho conceito de força maior
Ambulância que assistia doente “obrigada” a sair de local para carro de ministro passar. 
Uma ambulância do INEM que estava em serviço de urgência a uma idosa foi obrigada a abandonar a rua onde se encontrava para deixar passar o carro do ministro da Justiça, noticia a TVI.
O caso, que já foi confirmado pelo INEM, aconteceu na passada quinta-feira, por volta das 12h30, e indignou os vizinhos que testemunharam a situação à estação de Queluz.
Um elemento da PSP, que faz a segurança do ministro da Justiça, Alberto Martins, ordenou que a ambulância fosse retirada do local para o carro do ministro passar.
A ambulância voltou à residência da idosa algum tempo depois e acabou por transportar a doente ao hospital.
O INEM já informou que o incidente não afectou o socorro da vítima que já está em casa depois do internamento hospitalar.
Contactado pela TVI, o gabinete do ministro Alberto Martins disse desconhecer em absoluto a situação.
Por outro lado, a PSP assegurou que os agentes podem retirar uma ambulância de um local por motivos de força maior.


Temos um estranho conceito de urgência
Caso São João. Médico do IPO de Lisboa confirmou indicação para medicamento inovador.
Especialista do IPO de Lisboa diz que há pelo menos mais dez doentes a precisarem do tratamento no país.
A doente do Hospital de São João que está há um ano à espera de ter acesso a um medicamento inovador que lhe foi prescrito pelo médico foi vista por um especialista em Lisboa no final de 2010. António Almeida, hematologista do IPO de Lisboa, explicou ontem ao i que avaliou o quadro clínico de C. M., de 36 anos, entre Novembro e Dezembro, a pedido do médico do Porto por se ter doutorado nesta doença rara: a hemoglobinúria paroxística nocturna (HNC).
Na altura, o médico confirmou a indicação para esta medicação, embora não pudesse ser o IPO de Lisboa a disponibilizá-la, uma vez que a administração é feita mediante o pedido de autorização de utilização especial no hospital de residência, a aprovar pela administração.
O especialista sublinha que o medicamento em causa, aprovado a nível europeu, representa um ganho significativo na qualidade de vida destes doentes, que deixam de precisar de transfusões de sangue e de ter tantos episódios de trombos. No país só há dois doentes com uma autorização de utilização especial para o medicamento órfão, que tem um custo de 250 mil euros por ano. António Almeida sublinha que há mais dez a 15 doentes a precisar destes tratamento, não tendo informação sobre se já todos submeteram pedidos de AUE. Neste momento só há dois doentes no Hospital de Santo António que têm acesso à medicação.
Ontem a denúncia da presidente da Federação Nacional de Doenças Raras, Paula Brito e Costa, mereceu o desmentido da administração do Hospital de São João. Em comunicado, o hospital afirmou que "nenhum doente deixou ou deixará de ser tratado por razões de natureza meramente económica". Paula Brito Costa mantém a acusação, já confirmada por várias fontes: "É uma vergonha. Não assumirmos os nossos erros é do pior que pode existir. Se houver consequências maiores para os doentes, a repercussão será muito maior", disse a responsável, sublinhando que neste momento a doente C. M. corre perigo de vida. M. F. R.


Temos um estranho conceito de prazos
Rapto em 1998 levou à adopção de melhores práticas de investigação
Rui Pedro: Autoridades continuam a esperar 48 horas para reportar desaparecimentos
Ainda há autoridades que acham que se deve esperar 48 horas para agir perante o alerta de desaparecimento de uma criança quando todas as normas internacionais apontam as 24 horas como fulcrais para um final feliz. O alerta é dado pela Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas (AP-CD), que lembra que o caso Rui Pedro, agora reaberto, serviu para mudar muitas práticas em Portugal e evitar outros casos.


Temos um estranho conceito de brinquedos
Negócios da Defesa portuguesa arrasados em telegramas revelados pelo Wikileaks.
O semanário Expresso divulga, hoje, alguns dos telegramas trocados entre a embaixada dos Estados Unidos em Lisboa e a Casa Branca, revelados pelo site Wikileaks, que são arrasadores ao nível dos negócios da Defesa portuguesa. Os documentos são de 2007 a 2009 e revelam que "o ministério move-se pelo desejo de ter brinquedos caros", nas palavras do embaixador Thomas Stephenson.


Temos um estranho conceito de contas
Recenseamento eleitoral de 2010 contradiz dados das presidenciais
Total de eleitores divulgado em Diário da República revela menos 202 661 do que os contabilizados nas presidenciais


Temos um estranho conceito de património
Governo quer vender herdade com parte de aldeia dentro, junto ao novo aeroporto.
Propriedade tem 338 hectares e está apalavrada por 4,5 milhões de euros. Misericórdia, bombeiros e outras entidades locais receiam que os seus direitos não sejam tidos em conta.

0 comentários: