Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a colonização lisboeta!

Aconteceu ... na Bélgica

Comemorações do dia nacional
Futuro primeiro-ministro belga canta hino errado

Yves Leterme enganou-se e cantou hoje o hino francês no dia nacional da Bélgica. A gaffe do candidato à chefia do Governo foi registada pela televisão belga e já circula no YouTube (e aqui)
O líder dos Democratas Cristãos Flamengos foi filmado a cantar La Marseillaise em vez do hino belga sábado passado em Bruxelas antes de uma missa que assinalava o dia nacional.

Yves Leterme que segundo as filmagens realizadas no interior da igreja também não conseguiu acompanhar os seus compatriotas durante La Brabanconne, o hino belga.

Como não há duas sem três, o candidato a primeiro-ministro voltou a enganar-se quando interrogado pelo canal RTBF sobre o motivo de comemoração do dia nacional.

«A proclamação da constituição» foi a razão apontada quando na realidade a efeméride assinala a proclamação de Leopoldo I como primeiro rei do país.

Na semana passada, o partido de Leterme que promete aumentar a autonomia da Flandres e de Wallonia, consquistou 30 lugares na câmara baixa do parlamento, encerrando oito anos na oposição.

SOL com agências