Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

MP3: Instituto Fraunhofer instalado junto à Universidade do Porto

O Instituto Fraunhofer vai ficar instalado junto à Universidade do Porto, anunciou esta terça-feira a Comissão de Coordenação da Parceria Fraunhofer-Portugal. A Sociedade Fraunhofer foi a responsável pela criação do mais popular ficheiro de som do mundo, o mp3.
A decisão foi tomada após um período de análise das propostas recebidas para a localização do Instituto Fraunhofer Portugal e de visitas de representantes da Sociedade Fraunhofer (Fraunhofer-Gesellschaft) às instituições proponentes.
Este processo iniciou-se na sequência do Memorando de Cooperação entre o Estado Português e a Sociedade Fraunhofer, envolvendo a Fundação para a Ciência e Tecnologia e a Agência para a Sociedade do Conhecimento, com o objectivo de instalar em Portugal um Instituto Fraunhofer, que será o primeiro na Europa fora da Alemanha.
O documento, assinado a 18 de Abril último numa cerimónia em que participou o primeiro-ministro português, José Sócrates, pelo ministro português da Ciência e Ensino Superior, Mariano Gago, e pelo secretário de Estado alemão para a Educação e Investigação, Frieder Meyer-Krahmer.
O acordo identifica como principais áreas de cooperação as tecnologias de informação e comunicação, a biotecnologia, a nanotecnologia e a logística.
Em 2009, este centro de pesquisa deverá contar com cerca de 30 investigadores seniores, recrutados internacionalmente pela sua competência.
O orçamento anual do centro de pesquisa, entre 2007 e 2009, será de seis milhões de euros, assegurados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
O memorando de entendimento refere, no entanto, que a evolução deste centro de pesquisa para um instituto dependerá de uma avaliação positiva a realizar no quarto ano de operação, que será feita por todas as partes envolvidas.
Um anexo a este memorando de entendimento define que o futuro instituto deverá ter uma relação estreita com o governo, as empresas e os centros de pesquisa universitários.
Na fase de lançamento, o instituto deverá centrar a sua actividade em tecnologia, conteúdos e serviços destinados a locais com grande concentração de pessoas, nomeadamente centros comerciais.
Nessa perspectiva, a SONAE, através da SONAE Sierra, é apontada como um dos principais parceiros nesta fase, estando prevista a realização de contactos nesse sentido. A Sociedade Fraunhofer foi a responsável pela criação do mais popular ficheiro de som do mundo, o mp3, e uma das principais redes de laboratórios de investigação aplicada na Europa.
Sedeada em Munique, Alemanha, esta sociedade de investigação reúne 80 unidades de investigação e tem mais de 50 institutos em toda a Alemanha, onde trabalham 12.500 cientistas e engenheiros.

0 comentários: