Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Europa e as Regiões

Europa: um estudo sobre Portugal (2005)

Venho relembrar o relatório publicado pela Comissão, em Dezembro de 2005, intitulado "Policy guidelines for regions falling under the new regional competitiveness and employment objective for the 2007 - 2013 period", produzido pelo CSIL-Centre for Industrial Studies (Milan) para a Direcção-Geral de Política Regional. Um dos anexos reporta-se a Portugal, incluindo naturalmente as Regiões Autónomas. Considero que este documento, mesmo que tenha sido divulgado em 2005, continua a constituir um importante documento de consulta, podendo os interessados fazê-lo aqui.

Outro documento importante, relacionado com as regiões europeias, elaborado a solicitação da Direcção-Geral de Política Regional da União, foi divulgado em Fevereiro de 2007. Trata-se de um documento do qual apenas obtive a sua versão em inglês, intitulado "CHANGING REGIONS – STRUCTURAL CHANGES IN THE EU REGIONS” (relatório final) que recomendo seja ao menos guardado e que está disponível aqui.