Anda meia Europa a contar tostões, a apertar o cinto, a fazer cortes e, pior ainda, muitos milhões já sem emprego, com fome e outras carências e lemos que o novo edifício do BCE vai custar mais de mil milhões de euros ??? E que o Banco de Portugal vai abrir os cordões à bolsa para ajudar no seu pagamento???
Em que planeta vivem estes burocratas???
Quem disse que o tempo das «catedrais» tinha acabado?... Aquele tempo saudoso em que o povinho vivia miseravelmente enquanto se edificavam faustosas obras para gáudio da aristocracia e dos guardiões da fé...
A notícia:
O Banco Central Europeu (BCE) decidiu em 2009 avançar com as obras de um novo edifício sede que contaria com 48 andares e se situaria em Frankfurt. O custo inicial era de mil milhões de euros !!!
«Estas novas instalações vão contribuir para o desenvolvimento da zona leste de Frankfurt, respeitando o Grossmarkthalle (o edifício do antigo mercado grossista)», afirmou na altura o presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, no final da reunião. O BCE deveria mudar-se para a nova sede em 2014.
A nova sede seria paga pelos bancos centrais da Zona Euro, entre os quais se conta o Banco de Portugal !!!
Passados estes anos, o preço da obra já derrapou e o custo final teve um acréscimo de perto de 400 milhões de euros do que o valor original previsto pelo organismo presidido pelo italiano MRIO DRAGUI. Este gasto extra do projecto contraria a imagem de Draghi como fiel defensor da política de austeridade imposta por Frankfurt a países como Portugal, Espanha, Itália e Grécia. No total, o preço da nova sede do guardião da moeda única custará mil e quatrocentos milhões de euros.
0 comentários:
Enviar um comentário