Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Vila do Conde: Convento de Santa Clara

Fundado em 1318 por um filho bastardo de D. Dinis, viveu o seu período áureo sob a abadessa D. Isabel de Castro (1518-1543). A reedificação de 1777 em gosto neopalladino é do mestre pedreiro Henrique Ventura Lobo, que trabalhou na Cadeia da Relação do Porto.

Após o decreto de extinção das ordens religiosas (1834), a vida no convento foi-se apagando lentamente, até chegar ao seu termo em 1892, com a morte da última freira.

Em 1902 as dependências do antigo convento receberam a Casa de Detenção e Correção do Porto, depois o Reformatório de Vila do Conde, a Escola Profissional de Santa Clara e o Centro Educativo de Santa Clara, estabelecimento de tutela de menores que funcionou até 2007. Em 2008 foi assinado um contrato entre o Turismo de Portugal e o grupo Pestana com vista à sua transformação em Pousada de Portugal que não chegou a avançar por oposição da população.

Actualmente o edifício encontra-se desocupado e em muito mau estado de conservação.

[Fontes – foto: portal "Delcampe"; texto (excepto o sublinhado): Wikipédia]

0 comentários: