Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Porto d'outros tempus

Palácio de Cristal em construção, em 1861

Projectado pelo arquiteto inglês Thomas Dillen Jones e tendo o Crystal Palace londrino por modelo, o palácio de Cristal portuense foi inaugurado em 1865 para acolher a grande Exposição Internacional do Porto.

Media 150 metros de comprimento por 72 metros de largura e era dividido em três naves. Ao longo dos seus 86 anos de existência, o palácio acolheu largas centenas de grandes exposições, destacando-se a Exposição Agrícola de 1903 e a Exposição Colonial de 1934. O palácio foi também um importante espaço de cultura, contendo um órgão de tubos considerado dos maiores do mundo e onde se realizaram importantes concertos do compositor Viana da Mota ou da virtuosa violoncelista Guilhermina Suggia.

A pretexto da realização do Campeonato Mundial de Hóquei em Patins no Porto, o palácio acabou por ser ingloriamente demolido em 1951, tendo-se erguido no seu lugar uma nave de betão armado, a que foi dado o nome de pavilhão dos Desportos. Dos velhos tempos ficaram os jardins e a designação de "Palácio de Cristal".





1 comentários:

Palácio esse destruído que foi noutro "enchurro", por um Rio anterior... ao Rio que também destruiu a Praça da Liberdade, da Avenida dos Aliados...