Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Novos rebocadores no Porto de Leixões

PORTO DE LEIXÕES RECEBE NOVO REBOCADOR COM MAIOR POTÊNCIA
Investimento permite receber navios de carga e de cruzeiros de maior capacidade




O Porto de Leixões recebeu ontem o primeiro de dois novos rebocadores que vão aumentar a capacidade do porto para receber navios de carga e cruzeiros de maior envergadura. O rebocador Nereu (e, mais tarde, o seu “irmão gémeo” Aquiles) vai juntar-se à atual frota de rebocadores do Porto de Leixões, aumentando a capacidade máxima do rebocador de maior de tração da frota em 25 toneladas.

Se até agora, a força máxima de tração dos rebocadores de Leixões se ficava nas 35 toneladas (sendo que um é de 30 toneladas e outros dois são de 35), as duas novas embarcações encomendadas aos estaleiros Armon de Gijon (Espanha) terão uma capacidade de tração de 60 toneladas, dotados de excelente capacidade de manobra.

O Nereu e o Aquiles são rebocadores tipo trator com 25 metros de comprimento, boca de 11 metros, um calado de 5.2 m, atingindo uma velocidade máxima 12 nós e estão equipados com guincho de manobra operados eletronicamente. Os rebocadores estão certificados pela BV – Bureau Veritas para condução desatendida, dada a centralização da monitorização, alarmes da casa das máquinas e equipamentos a partir da ponte de comando.


 O investimento nestas duas novas embarcações, no valor de 13 milhões de euros, com comparticipação comunitária pelo POVT – Programa Operacional de Valorização do Território e financiado em parte pelo BEI - Banco Europeu de Investimento, é um passo crucial para o crescimento do volume de negócios realizados pelo Porto de Leixões, num período em que o porto tem registado crescimento nos últimos anos consecutivos do número de passageiros e de carga movimentada.

0 comentários: