Faltam apenas 10 dias para a 8ª edição da Santa Bebiana! Segundo a organização do evento, "pouco se conhece acerca da história da Santa Bebiana. Infere-se que, é a padroeira do vinho, outrora festejada por pastores e agricultores, durante o mês de Dezembro.
Face à escassez de registos quase inexistentes sobre este evento e a avaliar pelo que dizem os mais idosos, os pastores andavam com o gado nos vales do Paul e arredores, colocavam os chocalhos na cintura e, com os ganhões, festejavam junto às pipas de vinho. Após a ronda por todos os pipos, faziam uma grande ceia, onde o mais atrevido pregava o sermão para os “irmãos” e rezava-se o Pai Nosso dos Bêbedos.
Conseguiu recuperar-se este registo em 2005, sendo cedido pela esposa do falecido pastor/pregador na festa de Santa Bebiana, sendo durante muitos e muitos anos, o responsável pela realização deste costume que acabou por perder-se após a sua morte.
Atendendo que esta tradição já fazia parte dos costumes deste povo, principalmente dos homens, a Casa do Povo do Paul tentou junto das famílias e das pessoas mais idosas recuperar todo o material escrito. Chegou-se então à conclusão que, por todo um conjunto de situações inerentes a esta festa, tudo tinha a ver com o sistema de confrarias, onde as mulheres eram proibidas de integrar a procissão e a festa dos comes e bebes.
A organização conseguiu então, desde 2005, repor esta referência cultural da vila depois de um longo interregno, visando por um lado recuperar esta tradição e por outro, incutir nos mais jovens a problemática do consumo excessivo de álcool".
Saber mais aqui
0 comentários:
Enviar um comentário