Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Loriga

Na noite de dez para onze de Novembro, em Loriga cumpre-se mais uma vez a tradição:  os pastores tiram os chocalhos ao gado e colocam-nos nos braços e nas pernas, partindo em marcha acelerada, pelas ruas, naquela que é a mais impressionante chocalhada de São Martinho. De tradição secular, a Chocalhada de São Martinho, encontra-se intimamente associada aos costumes e vivências dos pastores, e diz a lenda que a sua finalidade era a de afastar os males dos seus rebanhos.
E porque também se festeja o São Martinho não poderiam pois faltar as castanhas e a jeropiga, para acompanhar.
Quem visitar a Vila de Loriga neste dia, poderá ainda participar numa animada tarde de jogos tradicionais, e saborear nos restaurantes da Vila, e junto das tasquinhas improvisadas, algumas das melhores iguarias feitas com castanha. E porque aqui as noites são frias, fica feito o convite de bailar ao som das concertinas.
Aceite o convite do Centro Dinamizador das Aldeias de Montanha e venha ver, sentir e deliciar-se com o que a vila de Loriga tem para lhe oferecer!

Para mais informações e inscrições contacte o Centro Dinamizador das Aldeias de Montanha (e-mail: centrodinamizador@aldeiasdemontanha.pt / Telf. 238 310 246).




0 comentários: