Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Os (des)Governantes do nosso país – Parte 1 (*)

(*) Integralmente copiado do https://opolvo.pt
Por ser relevante, inequívoco, libertário e democrata, transcrevo na íntegra o artigo
Novos e-mails foram revelados pelo site Mercado de Benfica, 16GB de e-mail da Ana Paula Godinho, responsável pelo protocolo do Benfica. Sobre esta nova fornada de e-mails, já referi os episódios com Rui Costa (aqui), Nuno Cabral e Ferreira Nunes (aqui). Agora vou falar sobre os governantes do nosso belo país, que usam o nosso dinheiro para passar a vida a pedir prendinhas ao Benfica. Se já era uma problema pedinchar por bilhetes, usar o nosso dinheiro para utilizar motoristas e secretárias para conseguir essas prendinhas ainda se torna mais grave. Este assunto será dividido em vários artigos devido à quantidade de informação.

Secretário de Estado do Desporto e da Juventude


Começo pela Secretaria do Estado do Desporto e da Juventude (SEDJ) por ser um organismo diretamente ligada ao futebol. Desde há alguns meses para cá, percebe-se que o Secretário do Estado do Desporto e da Juventude tem a capacidade de utilizar os óculos vermelhos quando é necessário defender o Polvo. Em novembro do ano passado, em pleno caso dos e-mails, quando foi demonstrado por diversas vezes que o Benfica apoia as claques ilegais, João Paulo Rebelo, Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, teve o seguinte comentário.

Portanto a lei é para ser aplicada a todos de forma inequívoca…menos para o grupo de adeptos ilegais do Benfica. Existem várias provas que o Benfica apoia ilegalmente as claques, como já referi por diversas vezes (por exemplo aqui e aqui), e o SEDJ e o Instituto Português do Desporto e da Juventude decidem, constantemente, ignorar as provas. Provas estas confirmadas pelo próprio Benfica por ter instaurado processos crimes a várias entidades por acesso a correspondência privada (aqui).
Para além disso, o João Paulo Rebelo também teve declarações surreais, passando um atestado de estupidez a todos os portugueses, quando foi questionado sobre o clima atual do futebol português em dezembro do ano passado.

Portanto, para este senhor, a “maior competividade” existente é devido ao ranking de Portugal na UEFA e não ao caso dos e-mails. Isto diz tudo sobre a parcialidade do Secretário de Estado do Desporto e da Juventude. E, com os e-mails revelados neste fim de semana, percebe-se que este organismo manda muitos e-mails ao Benfica para pedir favores.

Os convites da Secretaria do Estado do Desporto e da Juventude

Apesar de ainda não termos e-mails sobre a atual SEDJ, encontram-se muitos e-mails do governo anterior. Já tinha referido (aqui) que o Diogo Guia, Chefe de Gabinte do SEDJ, entre 2011 e 2015, tinha pedido bilhetes para assistir a um jogo do Benfica.
Nos e-mais revelados neste fim de semana, encontramos mais e-mails com pedidos de convites, e neste caso foi a adjunta Andrea Direito que pediu 4 convites para ver o jogo entre o Benfica e o Celtic, no estádio da Luz.
Portanto, como escrito no e-mail, não era a primeira vez que a nossa adjunta, com o salário pago por todos nós, perde tempo a pedinchar por convites para ver um jogo do Benfica em pleno horário de trabalho. Certamente que as quatro pessoas do gabinete não tinham dinheiro para comprar um bilhete para ver na bancada. Como podem verificar abaixo, Andrea Direito tinha muitas dificuldades financeiras.
Porque será que estas pessoas queriam pedinchar por Bilhetes? Porque será que o Benfica aceitou por vezes esses pedidos? Certamente que muitos favores correram nesse gabinete, é só preciso ver a impunidade e ignorância quando se fala das claques do Benfica.
Curiosamente, nesse ano, quando foi pedido os bilhetes por Andrea Direito, o Secretário de Estado do Desporto e da Juventude era o senhor Alexandre Mestre. Curiosamente, apesar de nunca ter referido o nome deste senhor no site, ele foi um dos autores do parecer jurídico pedido por Ferreira Nunes, responsável pela classificação dos árbitros. A fatura desse parecer foi enviada ao Benfica como já tinha referido aqui. O senhor Alexandre Mestre é advogado do escritório Abreu Advogados que é, nem mais nem menos, um dos gabinetes de advogados que defende o Benfica no caso dos e-mails.
Com tanta coincidência junta é impossível acreditar na parcialidade destes indivíduos.

O Instituto Português do Desporto e da Juventude – IPDJ

Não podia deixar de falar do IPDJ quando falo do Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, pois apesar do IPDJ ser um um organismo autónomo, é tutelado pelo SEDJ.


Estes dois organismos estão diretamente ligados, portanto não é de estranhar que a proteção ao Benfica exista em ambos. Já tinha feito um artigo (aqui) com os comentários surreais do Augusto Baganha, Presidente do IPDJ, sobre as claques ilegais do Benfica. Vou deixar aqui o vídeo para verem o nível deste senhor.

(vídeo retirado do Mister do Café)

O proteccionismo ao Benfica é evidente. Torna-se ainda mais evidente quando o Vice-Presidente do IPDJ já foi funcionário do Benfica, mantém contacto direto com Ana Paula Godinho e Ana Zagalo, e ainda pede favores para ver jogos do Benfica..

Vítor Pataco – Vice-presidente do IPDJ

Já tinha feito um artigo sobre este senhor mas vou voltar a referir alguns dos pontos chaves do artigo. Nuno Saraiva, diretor de comunicação do Sporting CP, tinha referido que o Vítor Pataco já tinha exercido funções no Benfica. Isto é comprovado pelo Diário da Républica de 23 de junho de 2016.

Este caso torna-se grave quando, segundo Nuno Saraiva, o Vítor Pataco deixou na gaveta um processo que provava o apoio do Benfica às claques ilegais. O Vice-Presidente do IPDJ não tardou em reagir às denúncias feitas por Nuno Saraiva, tendo tido o seguinte comentário.

Nada melhor do que uma desculpa esfarrapada para salvar a pele do Benfica. Esta história ainda se torna mais estranha quando sabemos a forma como o Vítor Pataco arranjou o cargo no IPDJ.

Vítor Pataco – O ilegal


O Vitor Pataco segue as pisadas das claques ilegais do Benfica, porque também obteve o cargo no IPDJ de forma ilegal. No dia 1 de Junho de 2016, Vítor Pataco foi nomeado por João Paulo Rebelo, Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, em regime de substituição, depois de José Murta Rosa ter deixado o IPDJ no dia 1 de Abril de 2016. O problema é que o Vítor Pataco ainda hoje em dia encontra-se a substituir José Murta Rosa e, segundo o Estatuto do Pessoal Dirigente dos Serviços e Organismos da Administração Pública, um cargo de substituição tem de cessar após 60 dias.
Portanto, João Paulo Rebelo deveria ter aberto um concurso público para preencher a vaga deixada por José Murta Rosa mas nunca o fez. Ainda por cima deu uma desculpa totalmente esfarrapada para não ter aberto o concurso.
Portanto, João Paulo Rebelo diz que não abriu o concurso por causa do processo de fusão que aconteceu em 2011. Desde já parece descabido que ainda não conseguiram regularizar o processo de fusão cinco anos depois e, para além disso, Vítor Pataco já tinha concorrido 3 vezes a concursos (em 2011, 2013 e 2015) para cargos no IPDJ, de Presidente e Vogal e, por acaso, nunca tinha conseguido ser nomeado para os cargos. Portanto, os concursos para presidente do IPDJ já tinham sido abertos no passado, mas o de Vice-Presidente do IPDJ já eram complicados? O João Paulo Rebelo inventou a desculpa do século e ninguém o questionou. Ou seja, o Vítor Pataco é ilegalmente Vice-Presidente do IPDJ, recebendo 2300 euros por mês desde junho de 2016, metendo na gaveta processos relacionados com o Benfica e, curiosamente, foi nomeado por João Paulo Rebelo, Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, que afirma que o clima atual no futebol português deve-se ao ranking da UEFA. Se ainda houvesse dúvidas sobre a agenda do Vítor Pataco, nada melhor do que divulgar e-mails do Mercado de Benfica.

Os favores pedidos por Vítor Pataco


A 14 de Março de 2017, Vítor Pataco pediu a Ana Zagalo para reserver 3 bilhetes para o Benfica x Porto.

Claro que mais uma vez foi um pedido feito durante as horas de trabalho como Vice-Presidente do IPDJ. Nos ficheiros de Ana Paula Godinho verifica-se, também, a proximidade existente entre Vítor Pataco e os funcionários do Benfica.

(Imagem retirada do Fórum SCP)
O Vítor Pataco tem uma grande proximidade com funcionários do Benfica, verifica-se que também tem amor ao clube do Polvo e, por isso, deixou um processo muito grave na gaveta.

Será que o Benfica irá sofrer consequências?


Resumindo e baralhando, temos dois organismos portugueses, com salários pagos pelos contribuintes, que pedem favores e bilhetes em horas de trabalho para assistirem a jogos do Benfica, nomeando pessoas ligadas ao Benfica ilegalmente para cargos importantes, dando desculpas que são desmontadas facilmente, em que ambos os dirigentes dos organismos fazem-se de desentendidos quando há situações criminosas a envolver o clube do coração. Também existe um ex-dirigente que pedia bilhetes através da adjunta Andrea Direito, advogado do escritório que defende o Benfica no caso dos e-mails e co-autor do parecer dado a Ferreira Nunes. Todas estas situações são demasiado graves para saírem impunes. Isto é a vergonha em que o nosso país está mergulhado. Para alguns a bola vale mais do que o estado do nosso país, vale mais perder tempo com convites, vale mais ignorar casos gravissímos de corrupção e apoios ilegais a claques criminosas e assassinas. Isto tudo para favorecer o Polvo. E nós pagamos por isto. Ainda para mais, o problema envolve muito mais organismos do nosso país, outras personalidades do governo também entram nesse carrossel e irão ser desvendadas uma por uma aqui. Por todas estas razões, pela teia do poder instalada, a questão que paira no ar é esta: será que o Benfica e os seus dirigentes vão sofrer as consequências dos seus actos?

Amanhã será divulgada a segunda parte desta saga, fiquem atentos.
Fica a par de todas as notícias seguindo O Polvo nas redes sociais: Facebook / Twitter

0 comentários: