Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Universidade do Porto celebra 107º aniversário com a cidade

No dia 22 de Março, a Universidade do Porto assinala o seu 107º aniversário, com atividades culturais e desportivas que incluem, como é tradição, toda a população da cidade.

A sessão solene do Dia da Universidade 2018, que irá decorrer durante a tarde no Salão Nobre da Reitoria, contará com a presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros e antigo estudante e professor da U.Porto (...) como orador convidado.

Um dos pontos altos desta celebração será, igualmente, a participação de Artur Santos Silva  ex-presidente dos Conselhos de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian e do Banco BPI, que falará pela primeira vez no Dia da Universidade, como Presidente do Conselho Geral da U.Porto.

Esta sessão conclui com a intervenção do Reitor, Sebastião Feyo de Azevedo, que fará o balanço anual das actividades da Universidade, mencionando também os desafios futuros com os quais se depara a instituição.

Neste dia de comemorações, distingue-se o mérito de estudantes, professores e investigadores que se destacaram ao serviço da U.Porto, no último ano lectivo.
Uma novidade este ano é a primeira edição do Prémio de Excelência na Investigação Científica, destinado ao(s) melhor(es) projecto(s) de investigação científica desenvolvido (s) por investigadores e docentes da Universidade.

As restantes distinções incluem os prémios de Excelência Pedagógica, ao professor com o melhor projecto de inovação e qualidade pedagógica do ano; de Cidadania Activa, aos estudantes que se notabilizaram em actividades extracurriculares de cidadania; e de Incentivo, para os estudantes com melhor média de primeiro ano em cada faculdade. Serão, de igual modo, proclamados os novos Professores Eméritos da U.Porto.

Uma vez terminada a sessão solene na Reitoria, toda a população está convidada a juntar-se numa Corrida / Caminhada pelas ruas do Porto a partir dos diferentes polos da U.Porto, e com destino à Reitoria. A inscrição é gratuita, mediante a entrega de um bem solidário, e inclui a oferta da t-shirt UPRunning.

As comemorações terminam com o habitual Concerto de Tributo à cidade e à Região no Teatro Rivoli (Grande Auditório Manoel de Oliveira) a 3 de Abril, às 21,30 horas.

A Orquestra Clássica da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), sob a orientação artística de José Eduardo Gomes, vai interpretar obras de F. Loreto, E. Morricone, E. Elgar, J. Sibelius e Joly Braga Santos.  [ daqui ]

0 comentários: