Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Confederação do desporto de ... lisboa

A propósito da 16ª Gala do Desporto, ocorrida no Estoril e promovida pela Confederação do Desporto de Portugal, olhando o "quadro medalhístico" desta confederação, que se diz de Portugal, não podemos deixar de estranhar as escolhas dos premiados.
Referindo-se a uma época em que o FCPorto, venceu, em todas as modalidades desportivas de alta competição (mas não só), não vemos sequer um galardoado do Grande Clube Nortenho.
Mais admirados ficamos quando observamos o Sporting e o Benfica distinguidos com o prémio de Alto Prestígio!!!
Realmente, perante esta falta de consideração, de respeito e de inegável atitude colonialista e centralista, para além de questionarmos se a tal confederação vê o país do postigo lisboeta, e por isso os prémios serem apenas decicados ao desporto de lisboa, só podemos dizer, "vão a bardamerda seus bandalhos".


NOTA:
Esta maneira de lisboa tratar o Futebol Clube do Porto, pode perceber-se nas atitudes de dois Presidentes da República: em 2004, o socialista Sr. Sampaio, condecorou a Selecção Nacional que ficou em 2º lugar no Europeu e ESQUECEU a conquista da Liga dos Campeões pelo FCPorto, e, por sua vez, o social-democrata Sr. Silva, neste ano de 2011, condecorou a selecção nacional de sub-20 pelo seu desempenho no mundial, que nem venceu, e ESQUECEU a conquista do FCPorto na Liga Europa.
Tirem as ilações, e arrangem as desculpas que entenderem, mas eu digo: estes centralisto-colonialistas de lisboa odeiam-nos, desprezam-nos e se pudessem, aniquilavam-nos (como já tentaram). Porque motivo temos que continuar a pertencer a este país?


A este propósito, reagiu o FCPorto através deste comunicado:

COMUNICADO DO FCPORTO

«A Confederação do Desporto de Portugal realizou a sua gala anual esta semana no Casino Estoril. Para além de uma série de desportistas premiados pelos seus desempenhos no último ano desportivo, entenderam os responsáveis atribuírem o prémio Alto Prestígio ao Benfica e ao Sporting.


Estas distinções valem sempre o que valem, mas não deixa de ser surpreendente e estranho que os responsáveis pela Confederação tenham distinguido dois grandes clubes de Lisboa e tenham esquecido, por exemplo, os finalistas da última Liga Europa, FC Porto e Braga, os dois clubes que nos últimos anos mais têm feito pela imagem internacional de Portugal.


Pela primeira vez dois clubes portugueses disputaram uma final europeia, pela quarta vez nos últimos oito anos uma equipa portuguesa venceu um troféu internacional – e só para recordar o quão difícil é vencer competições internacionais basta recordar que os agora distinguidos venceram troféus internacionais há 47 anos (Sporting) e 49 anos (Benfica) – mas os senhores da Confederação do Desporto de Portugal decidiram homenagear esses emblemas com o prémio Alto Prestígio.

Desconhecem-se os critérios de tais escolhas, necessariamente muito criativos, mas para os mais desatentos convirá também recordar que caso queiram retirar o futebol e concentrar a argumentação nas chamadas modalidades, o FC Porto venceu todas e até tem uma equipa (hóquei em patins) que há dez anos consecutivos conquista o campeonato nacional, mas isso ainda deve estar no “quase prestígio”, longe de atingir o épico “alto prestígio”...

É este funcionamento em circuito fechado, alheado da realidade, que o FC Porto continuará sempre a denunciar e a combater. Para ao menos no Desporto o país ser realmente do Minho ao Algarve, sem esquecer as regiões autónomas.»

3 comentários:

Essa confederação devia mesmo ser chamada de Lisboa, ou então anti-Porto, pois já o ano passado, numa estranha eleição de uns melhores do século, escolheu uns ilustres apagados em vez dos verdadeiros ídolos desse período e que ficaram lembrados par sempre, chegando ao cúmulo de eleger desportistas de modalidades sem qualquer expressão, só para não dar lugar aos do F. C. Porto de desportos das maiores atenções. Este país é uma vergonha...

 

É uma vergonha muito grande o que se passa neste país da capital!!!

Eu tenho orgulho de como Portista ser constantemente ignorado, é aprova que não pertenço a esta republica nem a este país de gentalha merdosa.

Eles que cantem vivas ao salazar, ao eusébio, amalia, e ao cªralh@ que os f@dam!!! Eu continuarei cantar vitórias do meu clube e do meu povo...o povo parôlo da provincia!!!!

 

Pertencer a este país acho que devemos, mas lutando pela regionalização, que será a melhor forma de nos libertarmos de gente deste calibre.
Viva o NORTE DE PORTUGAL.