«Como deve dizer-se:
1- ontem falamos de... ou ontem falámos de... ?
2- hoje falamos de... ou hoje falámos de...
Fere-me os tímpanos ouvir pronunciar, na rádio, na televisão e em conversas do dia a dia, com cada vez maior frequência, a alguns ministros, professores universitários, licenciados de todas as especialidades, jornalistas e entrevistadores com responsabilidade de informação verbal, ouvir pronunciar "na sessão anterior falamos de mamíferos", "já há um mês que acabamos a obra..", etc., etc.
Estou convencido de que a praga tem aumentado, quanto a mim assustadoramente, desde que começaram a apresentar as instrutivas telenovelas brasileiras. Salvo a terminologia mais ou menos regionalista (suponho que em algumas zonas em Trás-os-Montes e Açores), há algum caso em que o á, bem acentuado com o acento agudo, se pronuncie como a mudo?»
Em língua portuguesa diferenciamos as formas da primeira pessoa do plural no presente do indicativo e no pretérito perfeito, acentuando o segundo a da forma que indica o passado. Assim:
Nós falamos - presente do indicativo.
Nós falámos - pretérito perfeito do indicativo.
Logo, e uma vez que não há nenhum caso em que uma vogal acentuada seja pronunciada como uma vogal surda, salvo, como observa o consulente, algumas excepções regionalistas, devemos dizer e escrever, sempre que nos reportamos a um facto passado, nós falámos.
Assim, no exemplo 1, a resposta correcta seria:
Ontem falámos de...
Já no que toca ao exemplo 2, podem ser possíveis as duas formas, consoante o contexto em que as empregamos. Contudo só se estivermos a referir-nos a um momento anterior é que expressão "Hoje falámos de..." pode estar correcta (por exemplo, se tivermos falado de manhã, ou uma hora antes).
0 comentários:
Enviar um comentário