Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Explicações de Português

Falamos ou falámos

«Como deve dizer-se:
1- ontem falamos de... ou ontem falámos de... ?

2- hoje falamos de... ou hoje falámos de...


Fere-me os tímpanos ouvir pronunciar, na rádio, na televisão e em conversas do dia a dia, com cada vez maior frequência, a alguns ministros, professores universitários, licenciados de todas as especialidades, jornalistas e entrevistadores com responsabilidade de informação verbal, ouvir pronunciar "na sessão anterior falamos de mamíferos", "já há um mês que acabamos a obra..", etc., etc.

Estou convencido de que a praga tem aumentado, quanto a mim assustadoramente, desde que começaram a apresentar as instrutivas telenovelas brasileiras. Salvo a terminologia mais ou menos regionalista (suponho que em algumas zonas em Trás-os-Montes e Açores), há algum caso em que o á, bem acentuado com o acento agudo, se pronuncie como a mudo?»

Em língua portuguesa diferenciamos as formas da primeira pessoa do plural no presente do indicativo e no pretérito perfeito, acentuando o segundo a da forma que indica o passado. Assim:

Nós falamos - presente do indicativo.

Nós falámos - pretérito perfeito do indicativo.

Logo, e uma vez que não há nenhum caso em que uma vogal acentuada seja pronunciada como uma vogal surda, salvo, como observa o consulente, algumas excepções regionalistas, devemos dizer e escrever, sempre que nos reportamos a um facto passado, nós falámos.

Assim, no exemplo 1, a resposta correcta seria:

Ontem falámos de...


Tal como em "na sessão anterior falámos de mamíferos" ou "já há um mês que acabámos as obras".

Já no que toca ao exemplo 2, podem ser possíveis as duas formas, consoante o contexto em que as empregamos. Contudo só se estivermos a referir-nos a um momento anterior é que expressão "Hoje falámos de..." pode estar correcta (por exemplo, se tivermos falado de manhã, ou uma hora antes).

0 comentários: