Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Dalai Lama: a China matou "centenas de milhares de tibetanos"

O Dalai Lama acusou China de ter morto "centenas de milhares de tibetanos" desde a invasão do Tibete no início dos anos 1950 e de ter feito deste país "um inferno sobre Terra". Palavras duas de um homem de Paz, no dia em que se assinalam 50 anos do levantamento contra Pequim.
"Estes últimos 50 anos foram de sofrimento e de destruição para o território e o povo do Tibete", disse o chefe espiritual do budismo tibetano, num discurso desde o exílio em Dharamsala, no norte da Índia, por ocasião do 50º aniversário do levantamento falhado contra Pequim em Março de 1959.
"Depois de ocupado o Tibete, o governo comunista realizou uma série de campanhas de violência e de repressão (...) Os tibetanos viveram literalmente "um inferno sobre Terra", acusou o Dalai Lama.
"Consequência imediata destas campanhas: a morte de centena de milhares de tibetanos", criticou o Dalai Lama, perante o templo budista de Dharamsala, onde está refugiado há 50 anos.
Para além disso, o Dalai Lama exigiu "uma autonomia legítima e significativa" para o Tibete face ao regime chinês e não a independência.
"Nós, os tibetanos, estamos à procura de uma autonomia legítima e significativa que nos permita viver no âmbito da República Popular da China", disse o chefe espiritual do budismo tibetano, num discurso desde o exílio de Dharamsala, no norte da Índia.
"Não tenho nenhuma dúvida: a justiça prevalecerá a propósito da causa tibetana", assegurou.



a 14 de marzo, TVE emitió el documental "Infiltrado en el Tibet" producido por Channel Four realizado por un exiliado tibetano, Tash Despa, que regresó al país clandestinamente en marzo del año pasado para mostrar la realidad de la vida tibetana actual arriesgándose a una larga condena de prisión por ello. Es un documento excepcional sobre los disturbios de 2008 que volvieron a llevar la cuestión tibetana al primer plano de la actualidad

Lista con viñetas

Sobre la situación actual en Tibet ver también:

0 comentários: