Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

(II) Lampiões tristes e gastos: continuou assim ...

No blogue mouro Novo Benfica, António de Souza-Cardoso, lambendo as feridas após mais uma derrota, relembra que para aquelas bandas da 2ª circular, a história volta a repetir-se.
Dizia ele:

Os velhos argumentos renovam-se com a animação criadora da Primavera:
No cimo da Lista aparece o tenebroso sistema que sub-reptícia e maldosamente nos tira a Taças todas de todas as competições que, não fora essa mão criminosa e invisível, merecidamente ganharíamos.
Como segundo argumento, tem feito caminho e alguma jurisprudência recente, esta ideia de que as coisas boas têm um tempo certo para serem feitas. Um tempo que não pode ser sofregamente antecipado. Temos que ter paciência e saber conviver com as derrotas e com o mau feitio de alguns benfiquistas mais intempestivos (se calhar menos Benfiquistas) que não percebem que isto de ser campeão é mais ou menos como construir Roma ou Pavia.
Estes são os principais repetidos das repetidas desculpas que arranjamos para a repetição dos nossos insucessos.
A repetida verdade é que, uma vez mais, saímos sem brilho nem glória da Europa enquanto o nosso adversário principal enche o peito dizendo (com desabrido exagero) que está já no lote das 8 melhores equipes europeias.
Para os que tudo justificam com o sistema, vale a pena perguntar se foi o sistema o responsável pelo Benfica ter-se ficado pela fase de grupos de uma competição europeia mais pequena, num envergonhado último lugar, sem uma única vitória, perante adversários de pequena dimensão que chegaram até a golear o Benfica?
Para os que tudo justificam com o sistema vale a pena perguntar se, ao invés, foi este o responsável por o Porto ter ficado em primeiro na fase de grupos da competição europeia maior e estar agora a disputar os quartos de final?
E para dar exemplos internos de sistemas mais plausíveis, pergunto ao que tudo justificam com o sistema se acham mesmo que foi essa a razão que nos derrotou na primeira das 9 finais com o Guimarães?
Que fique claro, eu acho ... que todos temos (e que a Direcção não tem sabido defender com eficácia) de lutar intransigentemente pela verdade desportiva, com a posição patética e “calimérica” de justificar com o sistema todos os nossos males e insucessos.

0 comentários: