Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Jornalistas e Jornais Nortenhos

Recebi uma mensagem (anónima, que pena), que me alertava desta maneira:

APELO
No Jornal de Notícias, Diário de Notícias, 24 Horas e O Jogo, foram despedidos 119 trabalhadores, 73 dos quais jornalistas, A MAIORIA DO PORTO E NORTE DE PORTUGAL. No 24 Horas foi ENCERRADA A DELEGAÇÃO DO PORTO. No Jornal de Notícias foram ENCERRADAS VÁRIAS DELEGAÇÕES DO NORTE. N’O Jogo foram TRANSFERIDAS SECÇÕES DO PORTO PARA LISBOA. As empresas estão a descaracterizar a identidade destes títulos, e fazem-no de tal forma comprometidas que não querem que essa realidade seja do conhecimento dos seus leitores e do público em geral. É preciso divulgar e denunciar esta atitude centralista, discriminatória e profundamente antidemocrática.
Não me surpreende. Sinceramente. Mesmo sabendo que o(s) dono(s) até é(são) nortenho(s). É aquilo que eu apelido de lamber de botas aos sulistas elitistas do eixo lisboa-cascais. Querem o podre título de nobre-centralista e querem perder a conotação com o Condado que os viu parir.
Deixem que lhes diga, todavia, que a pena que tenho da situação dessas mulheres e homens é conhecida. Lamento, todavia, que em seu tempo não tenham defendido muitas vezes convenientemente a nossa Nação. tarde piaram, penso...

1 comentários:

Kosta

O apelo não é anónimo, é o sentir de uma série de pessoas que, além de envolvidas num processo de despedimento selectivo ignóbil, estão precupadas com o futuro da informação no Norte e no Porto. E desde já deixo um agradecimento pelo facto de ter publicitado o apelo.
Fernando Rola