Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Ó pra ele a dar uma de grande nortista...

Rui Rio: "centralismo irracional" e "hostilidade do governo" atrasam Norte
O presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, atribuiu a "um centralismo irracional" e à "hostilidade do governo" o atraso do desenvolvimento da Região Norte face ao resto do País e à média europeia.
"Em Portugal temos um centralismo que raia o irracional e que asfixia todo o país, com particular incidência no Porto," e "um governo que hostiliza o Norte", frisou Rio na sessão de abertura do fórum sobre o "Desenvolvimento na Região Norte" a decorrer na Faculdade de Letras do Porto (FLUP).
Rui Rio destacou também o facto de o Norte ser uma "zona fortemente industrializada" e "muito exportadora" para justificar o aumento do desemprego na região, já que "se os mercados se retraem, há menos vendas e o desemprego gerado é maior do que no resto do País".
Como soluções e pistas para contrariar o atraso no desenvolvimento económico, Rui Rio apelou a uma maior solidariedade, a uma maior avaliação do Governo "sem bairrismos" e a uma discussão da regionalização "fora de partidarites e fora de emoções".
No fórum participou a ex-ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, que defendeu que o sector cultural é um "eixo fundamental de desenvolvimento e crucial para o desenho de estratégias económicas e sociais".
"O investimento na área cultural e patrimonial é determinante para o desenvolvimento do turismo", sendo que "o turismo cultural gera receitas e efeitos económicos muito significativos", explicou Pires de Lima.
O fórum contou também com o presidente da câmara de Mirandela, José Silvano, para quem o "Norte precisa de arranjar protagonistas, rostos que o defendam e façam um discurso positivo".
Valdemar Madureira, representante da direcção regional do PCP, referiu por seu turno que "o Norte está doente" e que a "regionalização não é remédio para todos os males mas pode constituir um instrumento para a descentralização".
(no JN de hoje)

0 comentários: