Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Devolver o brilho à Torre dos Clérigos

A Igreja Católica anunciou hoje que quer mobilizar o Porto para um projecto que "devolva o brilho" à torre dos Clérigos e igreja anexa até à altura de festejos dos 250 anos desse ex-líbris da cidade, em 2013.

O presidente da Irmandade dos Clérigos, padre Américo Aguiar, reconheceu que a torre e igreja anexa precisam de obras de reabilitação e disse que pretende realizar os trabalhos seguindo a estratégia adoptada durante a visita de Bento XVI ao Porto, que permitiu montar toda a estrutura praticamente só com apoios autárquicos, empresariais e da sociedade civil.


"Vamos fazer reviver aquilo que fizemos na visita do papa: máximo empenho, custo zero. Haveremos de conseguir que a cidade se envolva, se empenhe, com voluntariado, com mecenato, para devolver brilho à nossa velhinha torre dos Clérigos", afirmou o sacerdote católico.


Mais do que a torre, a igreja precisa de restauro e, para o fazer - disse Américo Aguiar - é necessário "envolver a cidade, a Câmara do Porto, a Direção Regional da Cultura, Santa Casa da Misericórdia do Porto, as universidades, os vários agentes culturais da cidade".

Trata-se, no fundo, de recuperar o espírito de Nicolau Nasoni, o arquitecto que desenhou a igreja e a torre sem nada cobrar, assinalou.

A igreja ficou concluída em 1749, e a torre ficou pronta em 1763.

O projecto inicial de Nasoni previa a construção de duas torres, e não apenas de uma.

0 comentários: