Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

De repente, tinha mais de 200 mg/dl disto...

...COLESTEROL - Esse inimigo silencioso

O colesterol mata. Só há uns anos para cá a comunidade médico-sanitária nos tem vindo a sensibilizar para os problemas de colesterol.

Doença de ricos, dizem uns. Doença silenciosa, dizem outros.

O que é certo é que se não controlarmos regularmente os nossos níveis de colesterol, se não praticarmos uma alimentação correcta e saudável, evitando os saturados, os fritos e derivados da gordura animal, e não praticarmos exercício diário, seremos fortes candidatos a uma qualquer doença cardiovascular ou outras.

Porque temos colesterol? Porque uns têm uma alimentação cuidada e tem-no com níveis elevadíssimos? E porque outros simplesmente levam uma vida inteira sem ter este tipo de problemas ?

Mas afinal o que é o colesterol?

O colesterol é gordura. Gordura no sangue, e somente de origem animal. Ou seja, um vegetariano dificilmente terá colesterol elevado.

O colesterol é uma gordura existente no nosso organismo (sangue, células) essencial ao metabolismo do nosso corpo. A sua origem apresenta-se de duas formas:

Endógena, produzida pelo nosso fígado, e Exógena, através dos alimentos de origem animal que ingerimos diariamente.

Existem dois tipos de colesterol, o LDL (popularmente designado como o mau colesterol) e o HDL (o bom colesterol).

O LDL deverá ser mantido em níveis normais (entre 100-130 mg/dl), não devendo ser ultrapassado e o HDL deverá ser mantido em níveis elevados (acima de 40 mg/dl) para que a sua função de transporte de LDL para o fígado e sua eliminação seja mais eficaz!

O colesterol total não deverá ultrapassar os 200mg/dl, contudo a OMS (Organização Mundial de Saúde) já terá avançado com o valor de 180mg/dl.

0 comentários: