Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Jornalismo Mouro

A propósito do regresso o Jardel a Portugal (vai para o Beira-Mar, se conseguir encontrar o caminho), o JN faz um breve resumo da sua passagem por clubes lusos, escrevendo a certa altura: “ … regressou, então, a Portugal para jogar no Sporting, clube que Jardel ajudou a regressar aos títulos 18 anos depois ...

No site da RTP, pode ler-se exactamente a mesma treta: “ … regressou, então, a Portugal para jogar no Sporting, clube que Jardel ajudou a regressar aos títulos 18 anos depois … ”

Vamos agora ao site da TSF Online: “… regressou a Portugal para jogar no Sporting, clube que Jardel ajudou a regressar aos títulos 18 anos depois …”

Três textos perfeitamente idênticos. Quem copiou por quem?

Após pesquisa eis a clarificação: foram todos "beber" à LUSA: “ … regressou a Portugal para jogar no Sporting, clube que ajudou a voltar aos títulos 18 anos depois … ”

No site da SIC Online também se escreve algo parecido: “ … regressou, depois, a Portugal para jogar no Sporting, na época em que o clube de Alvalade regressou aos títulos …”

Mentira!

O tal de jejum terminou em 1999/2000 com um tal de El Matador. Nesse ano o Jardel jogava ainda pelos Dragões. Dois anos depois já estava entre os leões e, paralelamente aos árbitros, ajudou a conquistar um título, mas essa conversa de que foi ele que ajudou o Sporting a regressar aos títulos já mete nojo...
Aliás, a sua glória, essa ocorreu quando ele era jogador do FCPorto, em que se notabilizou como um grandioso goleador, mesmo e apesar de árbitros como o Paixão de Campomaior...

Assim é o jornalismo mouro em Portugal: de ouvido, com plágio e/ou, mais grave ainda, mentindo intencionalmente.

0 comentários: