Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Um livro a comprar, já!

Eugénio de Andrea da Cunha e Freitas pertenceu a diversas instituições culturais, como a Academia Portuguesa de História (onde foi Académico de Mérito a partir de 1992) e Associação Cultural dos Amigos do Porto, entre outras.

Ao longo de sessenta anos de investigação, redigiu cerca de quatrocentos trabalhos, muitos deles sobre o Porto.

"Notícias do Velho Porto" reúne alguns textos sobre esta cidade.

A colecção "Descobrir o Porto" é dirigida por Helder Pacheco.

A bibliografia disponível sobre o Porto ou se encontra dispersa por múltiplas fontes, nem sempre acessíveis, ou está, em alguns casos, ultrapassada relativamente à natural evolução da cidade e desactualizada pela alteração dos conhecimentos patenteados na época em que foi produzida. Pese embora o volume considerável de estudos existentes, cobrindo inúmeras áreas da cultura (incluindo a científica) e da sociedade portuenses, a sua dispersão e dificuldade de consulta conduzem a que aspectos relevantes para a compreensão da história, do carácter e personalidade do burgo e dos seus habitantes continuem a ser ignoradas pelo público.
Esta colecção subordinada ao título Descobrir o Porto, pretende oferecer ao leitor interessado nas coisas da urbe um conjunto atraente e diversificado de obras, cobrindo campos de actividade que contribuam para divulgar, de modo actualizado, rigoroso e acessível, conhecimentos relativos à maneira de ser e de estar portuenses e aos factores sociais, económicos e ambientais que caracterizam a Cidade Invicta.
Descobrir o porto nos meandros, encantos, sortilégios e segredos vividos no quotidiano ou guardados no tempo, revisitar lugares e encontrar cidadãos, instituições e agires que marcam épocas e afirmam o espírito dos lugares, é amar a cidade nos aspectos mais profundos e essenciais de uma relação estruturada no saber e no sentimento.
Duas boas razões para compreender o Porto, o seu território, cultura e identidade.

in Campo das Letras

0 comentários: