Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Nação Celta

Selecção do Norte presente no campeonato Intercéltico


De 24 a 29 deste mês irá decorrer na Cornualha o campeonato de desportos aquáticos das nações (distribuídas por cinco estados europeus) celtas, com a presença da selecção do norte de Portugal. O ano passado a selecção do Norte obteve o quarto lugar entre os onze participantes.

Realço este campeonato não só pela competição em si, que é reconhecida pelas associações náuticas internacionais, mas também pela carga etno-cultural que lhe está associada, já que participam mais de 800 atletas que são acompanhados por artistas de folclore e artesanato de todas as “nações/regiões” celtas.

O jugo lisboeta que impede a existência de regiões faz com que a participação do Norte de Portugal seja quase semi-clandestina, para além de frequentemente o nosso povo calaico ser confundido com os “lusitanos”, lusitanos esses que como bem sabemos nada tinham de celtas. No entanto os “lusitanistas” não precisam de ficar melindrados, afinal de contas no mapa do campeonato de 2005 (realizado nas Astúrias) a organização teve o cuidado de marcar apenas e só os territórios a norte do Douro.

Podem visitar aqui a pagina do campeonato:

http://www.intercelticwatersportsfestival.com/index.php?lang=EN

More than 700 competitors from eleven Celtic regions from across Europe including - Cornwall, Isle of Man, Wales, Scotland, Ireland, Brittany, Galicia, Asturias, Euskadi (Basque Country) and North Portugal - are due to take part in the 2006 Festival.

0 comentários: