Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Troika investiga Carlos Santos Ferreira e Armando Vara ...


... por causa do «financiamento pela Caixa Geral de Depósitos à compra de acções do BCP», informa o i, de 1-10-2011. 


Como devem estar recordados, foi a Caixa Geral de Depósitos, na altura liderada por Armando Vara e Carlos Santos Ferreira, que financiou a compra de acções para a tomada de controlo do BCP por um conjunto de accionistas cuja testa de ferro foi Joe Berardo, mas que envolvia nomes como os de Moniz da Maia, Goes Ferreira e Teixeira Duarte, que, poucos meses depois, convidaram para vice-presidente e presidente do banco privado os ex-dirigentes da caixa pública que lhes tinha emprestado o dinheiro para a operação.  

Entre Janeiro e Junho de 2007, o banco do Estado [CGD] financiou em mais de 500 milhões de euros a compra de acções do BCP por um conjunto de 22 accionistas do BCP, apoiantes de Sócrates. Como foi público e notório tal negociata foi um resultado do "acordo tácito com o Ministério das Finanças e o gabinete do primeiro-ministro"... 
Num País em que se as hierarquias máximas da Polícia e da Justiça fossem totalmente independentes, o Ministério Público certamente desencadearia um processo que redundaria na suspensão dos envolvidos no empréstimo na sua candidatura à gestão do banco cuja compra de parte significativa do capital eles próprios financiaram, enquanto membros do Conselho Alargado de Crédito da Caixa, que aliás ainda contava com outros assalariados do partido socialista de lisboa, os senhores Maldonado Gonelha e Francisco Bandeira e ainda Celeste Cardona (este do CDS de lisboa), contra a garantia... "feita em primeira linha pelos títulos adquiridos" - as próprias acções do BCP, entretanto desvalorizadas. 
Em resumo, Santos Ferreira e Armando Vara pertenciam ao órgão que autorizou os créditos para financiar a conquista do poder que se candidatam depois a representar; pior mesmo foi o envolvimento ou pelo menos conhecimento (desde 2001) da tramóia por parte de outro socialista, o Governador do Banco de Portugal, o senhor Vítor Constâncio (que auferia na altura um salário superior ao do Presidente da Reserva Federal Americana). Porque motivo este assunto sempre exalou um cheiro fétido?

0 comentários: