Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

A antiga linha de caminho de ferro Porto-Paris


Uma experiência inesquecível:

Caminhada na Linha do Douro desactivada 

(Pocinho-Coa-Barca d'Alva-Fregeneda)


Caminhada de três dias pela linha do Douro desactivada, até Fregeneda (Espanha), no Parque Natural do Douro Internacional. Esta linha construida no séc. XIX ligava o Porto a Paris. Votada ao abandono desde 1987, vale a pena ser percorrida para redescobrir os 22 túneis e 15 pontes. Apesar do percurso ser plano, apresenta uma dificuldade média-elevada devido à vegetação densa em certos locais e condições climatéricas adversas. É necessário atravessar pontes com pouca segurança, a uma grande altitude, com ventos, por vezes, desequilibrantes, não sendo aconselhável a pessoas com vertigens. Grifos, abutres do Egipto e túneis com morcegos acrescentam interesse a este trilho. 

Atenção: além de água e alimentos (não existe qualquer ponto de apoio ao longo de toda a linha), é imprescindível uma lanterna. Caminhar 50 km numa via férrea é uma experiência totalmente diferente do habitual, devido à irregularidade do piso (traves, pedras...). Recomenda-se ainda o uso de calças para evitar arranhões bem desagradáveis. 

0 comentários: