Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Jovens gemólogos do Porto lançam jóias únicas


 A Elements Contemporary Jewelle, loja que aborda de forma única os mundos da joalharia e pedras preciosas, faz 3 anos este mês e os responsáveis pelo projecto, os irmãos Nuno e Marco Santos, de 31 e 36 anos, respectivamente, preparam-se para lançar a sua própria linha de jóias, a “dos Santos”.
No espaço do Península Boutique Center, está um preview do que será oficialmente lançado em Janeiro e começará a ser comercializado na loja do Porto e no estrangeiro.
O projecto de criar uma marca própria – é nesse sentido que deverá evoluir a linha “dos Santos” – ”já existia no papel há muito tempo”, disse Marco Santos ao P24. Marco e o irmão criam peças de design, com expressão artística, e são especialistas em pedras preciosas e diamantes. “A nossa joalharia não se pode comparar com nenhuma outra”, garante Marco.
Nuno e Marco já têm “entre 30 e 40 peças prontas”, que foram sendo feitas nos últimos 4 meses, “para ter alguma coisa para mostrar”, explicaram ao P24. A ideia é produzir 70 peças por ano.
Jóias feitas à mão
Estas jóias “são feitas no Porto, à mão e por artesãos locais”, explica Nuno Santos. “Uma das características engraçadas e diferentes é que temos peças com lapidação exclusiva”  (os irmãos desenham o próprio formato das pedras), completa o irmão.
Ágatas, tumalinas, diamantes e quartzos são algumas das pedras que os designers utilizam. A matéria-prima da linha “dos Santos”, cuja inspiração é a natureza, vem de algumas minas em África e dos Estados Unidos da América e a lapidação é feita na Alemanha.
Os preços das peças “dos Santos” começam nos 500 euros, o preço de uma pulseira, e não há propriamente um limite. Nuno e Marco também fazem peças únicas por encomenda e podem iniciar o processo criativo pela pedra ou pedras preciosas disponíveis.
Formação única
Filhos de joalheiro – o pai teve durante 30 anos a loja Élysées, no shopping Brasília –, Nuno e Marco formaram-se como gemólogos nos EUA. Estudaram no Gemological Institute of America, em San Diego, e se é certo que a experiência que tiveram na empresa de família foi fundamental – “Nunca foi opção fazer outra coisa”, diz Marco – o curso que tiraram do outro lado do Atlântico abriu-lhes outros horizontes.
É que, “em Portugal, só há 5 pessoas com esta formação”, sublinha Marco Santos.
Marco é o mais velho e depois de se formar no GIA, regressou e montou, em 2002, uma empresa de distribuição, a Altimo.
A marca Elements só surge em 2008, já com Nuno. Enquanto Marco ganhou experiência na área da distribuição, Nuno trabalhou durante 2 anos para a Chanel, na alta joalharia, e fez o curso de Gemologia em San Diego.
Representantes exclusivos
Nuno e Marco trabalham para um nicho de mercado e fazem por escolher parceiros que partilham a sua visão da joalharia, que desafiam os metais e privilegiam a simplicidade das peças. É o caso do brasileiro António Bernardo, da marca alemã Niessing e da Ameister (Suiça), cujas peças contemporâneas a Elements vende em exclusivo em Portugal.
A “dos Santos” vem agora completar o resto da oferta da loja do Porto. O que se encontra na loja “é tão díspar e distinto do que o mercado oferece” que no primeiro ano e meio de vida do espaço a base de dados de clientes cresceu rapidamente.
Actualmente, a Elements tem 1300 clientes, sendo que 40% são de fora do Porto. Sem revelarem o volume de negócios da empresa, Nuno e Marco Santos dizem que 2010 foi “um ano excepcionalmente bom” para o negócio. No ano passado, viram a facturação da Altimo crescer 55% face a 2009.
Em 2012, os 2 joalheiros querem encontrar parceiros locais em Inglaterra e nos EUA e abrir uma segunda loja por cá. Lisboa é uma das alternativas em estudo.
Outro objectivo é que a “dos Santos” represente 20% a 30% do volume de negócios a curto prazo.

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