Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Crime, disse ela - A Injúria [3] (*)


Acórdão do Tribunal da Relação do Porto de 13-01-1999, Proc. n.º 9840806
«I - Tendo a arguida 16 anos e alguns meses e tendo feito confissão integral e sem reservas explicada está a relativa brandura da pena de 50 dias de multa que lhe foi aplicada pelo crime de injúrias previsto e punido pelos artigos 181 e 184 por dirigindo-se ao ofendido, guarda da Polícia de Segurança Pública, no exercício das suas funções, ter dito, em tom alto e de modo a ser ouvida pelos circunstantes: "tu tens é uns grandes cornos".
II - Mostrando-se provado que a arguida aufere, pelo menos, 800 mil escudos mensais líquidos no momento da prolação da sentença, ocasião válida para referenciar a multa às condições económicas do agente, a taxa de 7 mil escudos diários fixada à multa só pode pecar por defeito.»
[Observação: a arguida tinha 16 anos e auferia, pelo menos, 800 mil escudos mensais líquidos? Espero que tenha entretanto progredido na carreira, assim não dá para viver.]
Ler mais: Crime, disse ela: A Injúria [1] [2]

Publicado por Pedro Santos Cardoso em O Dolo Eventual

0 comentários: