Kosta de Alhabaite

Nortenho, do Condado Portucalense

Se em 1628 os Portuenses foram os primeiros a revoltar-se contra o domínio dos Filipes, está na hora de nos levantarmos de novo, agora contra a corrupçao, o centralismo e colonialismo lisboeta!

Divisão nos militantes do PC devido a elogios à terrorista Coreia do Norte

No espaço de uma semana, o PCP assumiu três atitudes públicas em defesa da Coreia do Norte - num voto parlamentar, num comunicado do Comité Central e no jornal oficial comunista. Uma posição de que se demarcam militantes e ex-filiados no partido que continuam a reclamar-se do ideário marxista-leninista.
Um deles, o sindicalista Mário Nogueira, contesta sem rodeios o regime de Pyongyang. "Merece-me bastantes reservas", disse ao DN este dirigente da Fenprof e ex-cabeça-de-lista do PCP pelo distrito de Coimbra. As críticas que faz à Coreia do Norte - alegando, no entanto, desconhecer as posições assumidas pelo grupo parlamentar e pelo Comité Central - são extensivas à política externa norte-americana, que também merece reservas a este dirigente sindical.
Na segunda-feira, o Comité Central exprimiu "solidariedade" ao líder comunista Kim Jong-il, "perante a escalada imperialista na Península da Coreia". Dois dias depois, a bancada parlamentar comunista foi a única a alinhar com Pyongyang, recusando apoiar um voto de protesto contra o teste nuclear efectuado na Coreia do Norte. E a edição desta semana do Avante! dedica uma página às teses oficiais daquele país, sob o título "Pyongyang quer a paz mas não teme a guerra"
Fonte: Diário de Notícias

0 comentários: